Araraquara

Semana dos Museus dará protagonismo para a preservação do patrimônio histórico

Semana dos Museus dará protagonismo para a preservação do patrimônio histórico
      Vereador Elias Chediek é autor do projeto que foi defendido na Tribuna Popular da Sessão

8:55 |IDNews | 2018OUT03  |Comunicação  Social da Câmara Municipal de Araraquara

A secretária municipal de Cultura, Tereza Cristina Telarolli, e a coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico de Araraquara, Danielle Cristina Real de Aquino, ocuparam a Tribuna Popular da Câmara, nesta terça-feira (2), para defender a aprovação de lei de autoria do vereador Elias Chediek (MDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos, a ‘Semana dos Museus’, a ser comemorada anualmente na terceira semana do mês de maio.

A coordenadora iniciou sua fala afirmando que o projeto é de extrema importância para a valorização desses espaços, pois propõe novas atividades e novos olhares para que se valorize e incentive a ocupação dos museus da cidade, trabalhando, inclusive, a questão educacional.

“Os espaços de museus não têm tanta visibilidade e a semana vem cumprir um papel de destaque, pois, esses são espaços de referência para o patrimônio, de formação cultural, educativa e uma rica fonte de conhecimento para toda a população”, lembrou Daniele.

Envolvendo a comunidade

Destacou a necessidade de envolver a comunidade e promover ações com temas relacionados ao patrimônio histórico, com intuito de trazer o público que ainda não tem o conhecimento do valor do patrimônio para a construção de identidade, até mesmo por pertencimento.

“A Semana dos Museus vai contribuir muito com as ações que a Secretaria de Cultura tem desenvolvido nesse último período”, disse, garantindo que “mesmo com todas as políticas públicas, com as ações de incentivo, ainda assim, vemos que a dificuldade de investimento e de preservação do patrimônio material e imaterial é grande”.

Discutir museus

A secretária pontuou que muita gente lembra apenas do patrimônio arquitetônico, mas o setor é muito amplo. “Esse projeto vai dar protagonismo para uma questão que costuma ser tratada de maneira muito superficial, o que é natural, tendo em vista que vivemos em um país que tem incontáveis carências: saúde, educação, zeladoria, segurança pública. Quando se tem a necessidade de um aporte de investimento e de atenções que são vitais é natural que aquelas que não estão nessa pauta, sejam tratadas de maneira menos emergente

Encerrou frisando que a iniciativa de Chediek cria e formaliza na cidade um espaço e uma prática de discutir patrimônio histórico e de discutir museus.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *