Saúde & Cuidados

Sintomas da doença rara que afeta mulher apelidada de Freddy Krueger

Alguma vez ouviu falar de hidradenite supurativa?

SAÚDE – HIDRADENITE SUPURATIVA


Kira Archuleta, de 24 anos, é alvo de bullying há muito tempo e até já chegou a ser apelidada de Freddy Krueger ( personagem dos filmes de terror ‘A Nightmare on Elm Street’ que é um assassino de crianças) devido aos sintomas provocados por uma doença chamada hidradenite supurativa. “Sinto-me sinto nojenta há anos. Só quero ser normal”, afirma num vídeo publicado na rede social TikTok. Mas, afinal, que patologia é esta? E que sintomas provoca? tem prevenção?

Trata-se de “uma condição crônica e recorrente da pele, localizada em locais de fricção e irritação”, pode ler-se no portal da rede de saúde portuguesa CUf. Na mulher, se manifesta nas virilhas, axilas e pregas inframamárias, enquanto no homem surge nas nádegas e região perianal.

A doença, causada pela inflamação das glândulas sudoríparas apócrinas, provoca “pequenos nódulos inflamados e dolorosos que podem tornar-se muito volumosos, originando frequentemente abcessos que acabam por drenar pus e originar cicatrizes exuberantes que interferem com o movimento e qualidade de vida do doente”, resume.

Para preveni-la deve manter o peso controlado, usar roupas largas e de fibras naturais, evitar a fricção das áreas afetadas, lavar e limpar diariamente as áreas afetadas com sabão antibacteriano.

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *