Araraquara

Terminal de Integração deverá ser aberto para impulsionar comércio e Feira Popular 

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicita informações sobre alocação de recursos e critérios para empreendimentos na área próxima ao Terminal 

Foto: Amanda Rocha – A CidadeOn


A implantação da Feira Popular na passarela “Orival Ramalho” e os investimentos envolvidos no empreendimento foram abordados em requerimento enviado à Prefeitura pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB).

Ele destaca que foram aplicados em torno de R$ 300 mil em obras para manutenção e adaptação das estruturas presentes no local, além de mais R$ 390 mil alocados para a instalação dos dez quiosques duplos.

No documento, Angeli solicita informações detalhadas dos valores atribuídos à passarela, origem desses recursos, dados sobre a reforma da edificação e cópias completas das licitações envolvidas.

O parlamentar ainda requer a apresentação dos estudos de viabilidade que fundamentaram a execução do projeto em pauta, a lista dos empreendedores inscritos, incluindo aqueles habilitados ou não, para essa finalidade, bem como os critérios de seleção dos ambulantes que manifestaram interesse em exercer suas atividades naquele ponto.

Em resposta aos questionamentos sobre os serviços, o gerente de licitações da Secretaria Municipal de Administração, Luiz Gustavo Camarani Toledo, encaminhou todos os documentos referentes à concorrência pública para recuperação estrutural da passarela “Orival Ramalho” e implantação dos quiosques.

Além disso, Damiano Neto, vice-prefeito (Progressistas) e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, prossegue esclarecendo que o embasamento técnico da Feira Popular foi fundamentado com foco no desenvolvimento econômico e recuperação do antigo centro da cidade. “Compreendemos que a revitalização desta área é um anseio da comunidade local, que há tempos nos apresenta essa demanda”, declara.

O titular da pasta ainda lembra que a Prefeitura está programando a abertura do Terminal Central de Integração (TCI), que permitirá aos usuários do transporte coletivo, e ao público em geral, acesso facilitado à feira, criando um ambiente dinâmico e movimentado que poderá contribuir para o aquecimento do comércio local.

Sobre os critérios de escolha dos empreendedores habilitados, Damiano anexou em sua resposta o edital de chamamento de seleção dos ambulantes, publicado conforme o processo nº 062.988/2022. Em seguida, ele também relaciona os nomes dos 16 inscritos e identifica a situação de cada um deles em “classificado” ou “desclassificado”.

“A Prefeitura diz que, com a abertura do Terminal, a feira será reaberta, representando uma revitalização crucial daquele ponto da cidade, conforme indicam os documentos encaminhados ao nosso gabinete, algo que a população tem solicitado há tempos. No entanto, para que isso se concretize, dependemos da adesão completa da população ao NovoCard, um cartão eletrônico que substituirá a necessidade de catracas no Terminal. O dilema reside no fato de que não temos certeza de quando as pessoas irão adotar integralmente a tecnologia digital. Esse processo pode levar bastante tempo. Enquanto aguardamos, estamos enfrentando consideráveis despesas com algo que não está sendo plenamente utilizado. Isso infelizmente equivale a um constante lembrete de como os recursos públicos estão sendo investidos em algo que ainda não se materializou conforme o planejado”, avalia Angeli.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *