Araraquara

Trabalho realizado por diretor no CR Masculino recebe reconhecimento da Câmara 

Homenagem a Otacio Manoel da Trindade Filho foi indicada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB)


A tarde da terça-feira (20) foi marcada por celebrações no Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara. O CR, que completa 21 anos de existência em 2022, viu uma sessão solene que entregou o Título de Cidadão Araraquarense a seu diretor, Otacio Manoel da Trindade Filho. A honraria foi de iniciativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), conforme o Decreto Legislativo nº 1.150/2022.

Para o parlamentar, a homenagem simboliza a oportunidade que toda equipe dá aos reeducandos. “É um trabalho fantástico, que devolve a pessoa que teve um erro para sua família, às vezes até com curso superior, pois aqui tem vários projetos. Ela trabalha, se qualifica, então não volta pior para a sociedade, volta melhor, e é uma oportunidade única, às vezes, na vida dela. Homenagear o Otacio é homenagear o trabalho de todos aqui e ele faz isso com brilho nos olhos. Então me sinto honrado de falar que hoje o Otacio é um cidadão araraquarense”, afirmou Boi.

O vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto (Progressistas), enfatizou o trabalho realizado por Otacio. “É um grupo de parceria com a Prefeitura. Eles estão ligados em todos os trabalhos que ela pode oferecer. É na questão da limpeza, da horta, hoje estão com cursos profissionalizantes, inclusive cursos superiores. Então é muito importante, pois aqui é uma passagem, e é muito gratificante para eles porque não é a tendência eles ficarem aqui, é para eles terem uma profissão, que eles possam crescer e amanhã sair daqui.”

Otacio se mostrou emocionado com a lembrança. “É o resultado de um trabalho totalmente voltado para a questão da ressocialização, para realmente dar uma oportunidade para as pessoas que realmente precisam. Então foi muito importante.”

Homenagem póstuma 

Durante a cerimônia, foi citada a perda de um funcionário do CR, Carlos Moreira de Assis, “Seu Carlinhos”, que faleceu em maio de 2022. Ele foi homenageado com um minuto de silêncio.

Houve ainda uma apresentação musical de alguns ressocializandos, que levantou o público presente, e, antes do encerramento, o padre Bruno, coordenador da Pastoral Carcerária Sub-Regional Campinas, e o pastor Anderson Sobrinho, responsável pelo trabalho da Universal nos Presídios (UNP), fizeram orações em agradecimento.

Participaram do evento o coordenador de Unidades Prisionais da Região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza, o gerente regional da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), Silvio Luiz do Prado, Ubirajara da Costa Neves, da Defensoria da Funap, o diretor da Penitenciária de Araraquara, Marcelo Pedro Antônio, a diretora do CR Feminino de Araraquara, Edi Aparecida Mariano Rosolin e o gerente do Sebrae Araraquara, Luiz Andia. 

Sobre o homenageado 

Natural de Presidente Venceslau, Otacio sempre prestou serviços tanto para a Secretaria de Educação como para a Secretaria da Administração Penitenciária, ambas do Estado de São Paulo.

Em 1991, ingressou na Penitenciária I de Presidente Venceslau como agente de segurança penitenciária e, em 2012, foi transferido para a Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira”, de Araraquara.

Desde 2020, atua como diretor técnico II do Centro de Ressocialização de Araraquara, desempenhando um trabalho à frente da unidade prisional, que mantém a proposta de humanização da pena e aposta em quatro pilares fundamentais como forma de reinserção do indivíduo na sociedade: família, trabalho, religião e estudo.

Conheça mais sobre o homenageado aqui.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *