Araraquara

Tratamento de câncer de mama em Araraquara é alvo de fiscalização 

Requerimento foi encaminhado à Prefeitura pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB) 

Considerando a gravidade do câncer de mama como um problema de saúde pública global e que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma variedade de tratamentos, incluindo cirurgias, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre o tratamento do câncer de mama na Rede Pública Municipal de Saúde.

“As mulheres com câncer de mama têm o direito de receber do SUS todo o tratamento necessário, incluindo diagnóstico, procedimentos oncológicos, fornecimento de medicamentos e insumos, bem como cirurgia reparadora das mamas. É de extrema importância o acesso rápido e eficiente a exames diagnósticos e tratamentos para a detecção precoce e tratamento dessa doença”, pontua o parlamentar, destacando a relevância da conscientização e prevenção do câncer de mama, especialmente durante a Campanha Outubro Rosa.

No documento, Angeli pede uma relação contendo nome e data de solicitação de todas as mulheres que estão aguardando a realização de ultrassom mamário e mamografia na Rede Pública Municipal de Saúde, além de informações detalhadas sobre a capacidade de atendimento e recursos disponíveis para procedimentos relacionados ao câncer de mama no sistema público municipal de saúde, incluindo a quantidade de equipes de profissionais de saúde e sua capacidade de atendimento.

O vereador pergunta ainda se existe um programa específico de conscientização e prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa em Araraquara; quais são as ações e campanhas planejadas para este ano; como está a disponibilidade de recursos, equipamentos e pessoal, para realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos relacionados ao câncer de mama no sistema público municipal de saúde; e quais medidas estão sendo tomadas para garantir que pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer de mama recebam atendimento e acompanhamento adequados de forma oportuna.

“Nós reconhecemos a seriedade do câncer de mama e seu impacto nas vidas das mulheres. O Outubro Rosa é um momento para fortalecer o compromisso em fornecer cuidados de qualidade e promover a conscientização e prevenção. No entanto, para garantir que está missão está sendo cumprida, é fundamental obter informações claras sobre a situação atual do tratamento de câncer de mama em Araraquara. Recebemos diversas reclamações relatando a demora para a realização de ultrassom mamário. Continuaremos a trabalhar para que cada cidadã tenha acesso rápido e eficiente a exames diagnósticos e tratamentos de qualidade. Estamos comprometidos em enfrentar esse desafio e apoiar aquelas que lutam contra o câncer de mama”, afirma Angeli.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *