Araraquara

Treinamento de famílias poderá diminuir mortes de bebês por asfixia em Araraquara 

 
Projeto de lei do vereador Gerson da Farmácia (MDB) foi aprovado pela Câmara e seguirá para sanção do Executivo 

Foto: Site – SSP e Defesa Social – Governo do Estado do Ceará

 

Situações de engasgos em crianças são bastante comuns, especialmente quando se tratam de bebês. Algumas vezes, as consequências podem ser bastante graves, levando ao óbito caso não haja assistência adequada e rápida das pessoas próximas. 

 Artigo publicado pela revista da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj), no período de 2009 a 2019, mostra que 2.148 crianças entre zero e nove anos perderam a vida em decorrência de engasgo. Desse total, 72% tinham menos de um ano de idade. 

 O impacto de um acontecimento desses para as famílias e a sociedade levou o vereador Gerson da Farmácia (MDB) a apresentar o Projeto de Lei nº 339/2023, dispondo sobre a obrigatoriedade de hospitais e maternidades oferecerem instrução e treinamento aos pais, responsáveis e cuidadores para prevenção de morte súbita provocada por asfixias. 

 “É essencial que os hospitais e maternidades desempenhem um papel ativo na orientação e capacitação mínima dos responsáveis por recém-nascidos, especialmente aqueles que são pais de primeira viagem, para que possam adquirir habilidades e conhecimentos em relação à prevenção de riscos relacionados à alimentação, refluxo e asfixia em bebês”, justifica o parlamentar. 

 A proposta foi aprovada no Plenário da Câmara durante a 136ª Sessão Ordinária e será encaminhada ao Executivo para que seja sancionada, passando a ter validade em todo o Município. 

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *