Educação & Cultura

Três salas de aula foram fechadas neste ano em escolas estaduais de Araraquara 

Alunos foram reaproveitados nas mesmas unidades, segundo Diretoria Regional de Ensino em resposta a requerimento do vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

Foto: Rovena Rosa – Agência Brasil


Três salas de aula foram fechadas pela Secretaria Estadual da Educação em escolas estaduais de Araraquara neste ano. A informação foi confirmada pela Diretoria de Ensino – Regional de Araraquara em resposta a requerimento do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

Uma classe foi fechada no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) “Angelina Lia Rolfsen” (Cecap), uma no 1º ano do Ensino Médio da EE “Antônio dos Santos” (Jardim das Estações) e outra no 1º ano do Ensino Fundamental da EE “Leonardo Barbieri” (Jardim Residencial Itália). A Diretoria de Ensino destacou que “os alunos das salas fechadas permaneceram na mesma escola e no mesmo período, conforme tratado em reunião individual com as unidades escolares”.

No requerimento, o vereador afirmou que a secretaria estadual “anunciou mudanças profundas na reorganização das salas de aula nas escolas do estado” e mencionou uma reportagem da imprensa sobre esse tema. Questionada, a Diretoria de Ensino disse que “não tem conhecimento da existência de um projeto de reorganização escolar na Secretaria da Educação”.

Bianco também havia perguntado o número de alunos matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio em Araraquara desde 2015. De acordo com a Diretoria de Ensino, são 49.420 no Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), 52.478 no Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) e 62.756 no Ensino Médio (1º ao 3º ano).

O órgão também negou o fechamento de unidades escolares no âmbito da Diretoria de Ensino. Sobre a existência de planos para a busca ativa de alunos que evadiram a comunidade escolar, a resposta oficial afirma que “as unidades foram orientadas para seu efetivo cumprimento”. “No entanto, não nos é informado se a busca foi de fato realizada ou não”, observa Bianco. “É importante saber se foi de fato efetivada, como e quais foram os resultados. A resposta não deu detalhes sobre a busca de alunos que evadiram a escola”, conclui.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *