Gastronomia & Saúde

Tudo o que precisa de saber sobre as dietas baixas em colesterol

Está a pensar apostar numa alimentação com pouco colesterol? Leia com atenção


“Cuidado com o colesterol” é um conselho muito ouvido por todos, especialmente, aqueles que têm problemas e doenças cardíacas. No entanto, é possível que a palavra colesterol se tenha tornado “inimiga” sem ser necessário, diz a revista Men’s Health.

Isto acontece devido aos conceitos que, segundo o meio de comunicação, são desatualizados, e que ligam o colesterol da alimentação ao colesterol no sangue. Estudos publicados, recentemente, afirmam que são conceitos completamente diferentes e que operam de uma forma independente.

O médico cirurgião Hector Perez explicou à revista que o colesterol não é algo “completamente mau” para o corpo, trata-se aliás de um elemento essencial para o funcionamento correto dos órgãos, assim como para estimular a produção de hormônios, Vitamina D e fluidos digestivos.

O que é o colesterol da alimentação? E que alimentos são ricos neste colesterol? Segundo especialistas pode encontrar este colesterol nos tecidos de produtos animais, como carne de vaca, aves, laticínios, ovos e frutos do mar. Diferentes estudos concluíram que comer estes alimentos não está diretamente relacionado com os níveis de colesterol “mau” altos, nem com o aumento do risco de doenças cardíacas.

Qual é a diferença entre o colesterol da alimentação e o do sangue? Não são a mesma coisa porque o primeiro não tem impacto no segundo, isto porque o fígado produz a maior parte do colesterol no corpo e apenas uma pequena quantidade vem dos alimentos. É importante saber que o colesterol no sangue é aquele que circula pelo seu corpo e que pode acumular-se nas placas da corrente sanguínea.

O que é uma dieta baixa em colesterol? É uma alimentação que destaca proteínas magras, frutas, vegetais e grãos integrais. Normalmente, limita produtos provenientes de animais com níveis elevados de colesterol, no entanto, existem alguns que podem continuar a ser consumidos. Segundo especialistas as dietas vegan e vegetarianas são as que têm menos colesterol “mau”.

Idealmente só deve mudar a sua dieta se for algo recomendado por um médico ou nutricionistas – são os profissionais que o devem ajudar a tomar a decisão final. Uma dieta baixa em colesterol pode ajudar a reduzir o risco de infarto e doenças cardíacas.

Exemplo de uma dieta baixa em colesterol: 

Para ficar esclarecido a Men’s Health pediu a Kelsey Lorencz, representante da Zenmaster Wellness, um exemplo de um dia de refeições para fazer uma dieta deste gênero.

  • Café da manhã: mingau de aveia 
  • Lanche: maçã com manteiga de amendoim
  • Almoço: salada de salmão
  • Lanche: húmus e vegetais com pedaços de pão pita
  • Jantar: peito de frango desossado e sem pele com arroz e legumes salteados

| IDNews® |Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *