Araraquara

Uniara sedia 1º Encontro Brasileiro de Biocelulose nesta segunda e terça-feira, dias 4 e 5

Uniara sedia 1º Encontro Brasileiro de Biocelulose nesta segunda e terça-feira, dias 4 e 5
Evento será realizado no auditório principal da universidade

8:09 | Assessoria de Imprensa Uniara | 2018JUN02 |

O “1º Encontro Brasileiro de Biocelulose – Enbiocel”, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat, e pelas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa de Fortaleza e de São Carlos, será realizado nesta segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de junho, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). A programação completa pode ser visualizada no link https://goo.gl/YHzRCj.

As atividades do primeiro dia serão realizadas a partir das 8h. Já as do segundo estão programadas para o período das 8h30 às 12h20.

De acordo com um dos organizadores, Hernane Barud, “serão mais de vinte convidados, entre eles, os professores da Uniara, Wilton Rogério Lustri e Nivaldo Parizotto, além de docentes e pesquisadores da Embrapa de Fortaleza, da USP de São Carlos, da UEL, da UFU, da PUC do Rio de Janeiro, da UFJF, da Feevale, de Novo Hamburgo, da Univille, de Joinville, da UFTM, da UFSCar, do Instituto de Química – IQ da Unesp de Araraquara, e da UFPI, entre outros”.

Ele destaca que, apesar de ser um encontro brasileiro, o evento receberá um pesquisador argentino, da Universidade de La Plata. “Isso é bastante interessante, por contar com gente de fora do país, e mostra as proporções que o encontro tomou”, comenta.

A ideia, de acordo com Barud, nasceu como iniciativa do grupo do qual faz parte, o BioPolMat, e do grupo de pesquisa da Embrapa de Fortaleza, “que já trabalham há anos com celulose bacteriana ou biocelulose”. “Como o Brasil é um dos maiores produtores desse material em nível mundial – há muitas pesquisas sobre o assunto -, entendemos que é muito importante fazer esse encontro”, conta ele.

O docente explica que a biocelulose é um tipo especial de celulose, “com propriedades diferentes das daquelas que conhecemos tradicionalmente, a do papel”. “Ela é produzida por bactérias, em um processo contínuo, e isso não implica na derrubada de árvores”, destaca.

Entre as atividades do evento, o professor menciona que serão realizados seminários sobre a aplicação da celulose bacteriana na área de alimentos, “ou na opto-eletrônica, por exemplo, em que ela pode ser usada na substituição de telas rígidas por um substrato flexível”.

Mais informações sobre o “1º Encontro Brasileiro de Biocelulose – Enbiocel” podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo endereço www.facebook.com/Enbiocel.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *