Araraquara

Vereador apoia movimento em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia

Vereador apoia movimento em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

IDN/Interior/Araraquara

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) acompanhou nessa quarta-feira (15) a manifestação de estudantes e professores universitários contra o bloqueio de verbas federais para as áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, incluindo o corte de pagamento de bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Em Araraquara, a manifestação reuniu milhares de estudantes em passeata nas ruas do centro da cidade. Yashuda enfatiza que o corte de verbas também afeta bolsistas em Araraquara. “As universidades públicas são responsáveis por mais de 90% de toda a pesquisa científica feita no País e precisamos defender esse patrimônio da sociedade brasileira”, disse.

O início deste mês, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (USP, UNICAMP e UNESP) publicou uma “Carta de apoio ao movimento em defesa da ciência brasileira”, na qual destaca que “foi com grande surpresa e preocupação que estas instituições receberam a notícia sobre o corte de 42% nas despesas e investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), anunciado em fins de março pelo governo federal, bem como cortes no financiamento de universidades federais anunciados pelo Ministério da Educação (MEC).”

Na semana passada, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) informou  que ao menos 189 bolsas de estudos foram recolhidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A entidade decidiu suspender a concessão de 3.474 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado de várias universidades pelo país.

A Capes é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma fundação do MEC responsável por avaliar os cursos de pós-graduação do país, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e fomentar a formação de professores para a educação básica.

Em nota, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da UNESP diz que foram recolhidas pela Capes 189 bolsas de estudo na universidade, sendo 89 de mestrado, 97 de doutorado e três de pós-doutorado.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *