Araraquara

Vereadores vistoriam melhorias  na Estação de Tratamento de Esgoto de Araraquara 

Vereadores vistoriam melhorias  na Estação de Tratamento de Esgoto de Araraquara 

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

IDN/Interior/Araraquara

Os vereadores do PSDB, Jéferson Yashuda e José Carlos Porsani, estiveram novamente nessa terça-feira (14) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araraquara para fiscalizar o cumprimento de melhorias no local, de acordo com compromissos assumidos pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), que gerencia a ETE, visando recuperar a eficiência do sistema de tratamento de esgoto.

Desde o início desta Legislatura, em 2017, Yashuda e Porsani têm acompanhado de perto as condições da ETE. Os parlamentares foram recebidos pelo coordenador da ETE, Weverton Campos Nozela e funcionários, que falaram sobre melhorias já realizadas e outras que estão programadas. Entre as melhorias estão a recuperação da estrada que dá acesso à ETE, concluída na primeira semana deste mês de maio; e a recuperação de equipamentos (peneiras e roscas) do sistema de tratamento primário constituído por gradeamento, peneiramento e caixas para a remoção de areia.

Já no sistema secundário (tratamento biológico), que conta com duas lagoas aeradas, com 16 aeradores cada uma, com potência de 40 CV, responsáveis pelo fornecimento do oxigênio necessário para que as bactérias aeróbicas promovam a degradação biológica da matéria orgânica, ainda não está operando com 100% da capacidade. Numa das lagoas, menos da metade dos aeradores estava funcionando e na outra lagoa apenas 2 aeradores estavam operando durante a visita. De acordo com informações dos funcionários, os motores já foram recuperados e falta apenas a montagem para que os aeradores voltem a funcionar normalmente.

A próxima etapa de melhorias deve ser iniciada ainda este mês e prevê a remoção, secagem e destinação final adequada de 60 mil metros cúbicos de lodo de um total de 140 mil metros cúbicos acumulados nas lagoas da ETE. “A licitação para este serviço foi concluída, no valor de R$ 2,6 milhões, e a empresa inicia os trabalhos nas próximas semanas”, disse o coordenador da ETE.

Conforme verificaram os vereadores, o serviço oferecido pelo Daae na eficácia do tratamento do esgoto continua deficitário, abaixo da recomendação mínima da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), mas as providências estão sendo tomadas para superar estes problemas. Os parlamentares entendem que os cuidados com a Estação estão melhorando, incluindo agora a estrada de acesso, a manutenção do gramado no entorno e a recuperação do sistema primário, mas a melhora na eficiência ainda depende do pleno funcionamento dos aeradores e da remoção do lodo acumulado nas lagoas. “Vamos continuar fiscalizando o andamento das melhorias na ETE de Araraquara, que são fundamentais para a qualidade da água e a proteção do meio ambiente”, afirmam os vereadores do PSDB.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *