Araraquara

Vereadores participam de entrega de reforma em creche municipal 

Vereadores participam de entrega de reforma em creche municipal 

CER atende crianças de zero a seis anos na região do Jardim América


O Centro de Educação e Recreação-CER Rosa Ribeiro Stringhetti, no Jardim América, foi reformado e suas instalações foram ampliadas. A obra foi uma escolha da comunidade, por meio de votação nas plenárias do Orçamento Participativo-OP. A entrega dos serviços realizados no local ocorreu na manhã desta sexta-feira (06), com a presença de Vereadores, do Prefeito Municipal, familiares da homenageada que dá nome ao local, servidores, Secretários municipais e alguns convidados, porém, sem a presença das crianças que são atendidas na unidade, por conta das restrições da pandemia da Covid-19.

Morador e proprietário de um serviço na região, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), falou em nome dos demais vereadores, afirmando que as crianças do bairro estão muito bem servidas no lugar. Fazendo um resgate da história do bairro, ele lembrou que no passado as pessoas diziam que moravam perto da penitenciária. “Hoje elas dizem que moram perto da FATEC (Faculdades de Tecnologia do Estado). O bairro tem ainda um complexo de esportes, posto de saúde, escola e creche. Quando cheguei, parecia que o povo daqui não merecia ter qualidade de vida. Hoje é diferente e esta unidade representa esta transformação”, afirmou, se referindo ainda ao painel artístico em uma das paredes do pátio de recreação e alimentação das crianças, de zero a seis anos, atendidas na unidade. “Esse painel tem várias formas e cores, todas juntas, harmonizadas, remetendo à reflexão de que erros e acertos todos podemos ter, ainda assim, devemos estar perto um do outro e respeitar um ao outro, nas suas formas diferentes de ser e pensar. Todo mundo junto é muito melhor”, disse.

Referindo-se à Rosa Stringhetti, o prefeito Edinho Silva lembrou de sua trajetória de vida. “Rosa sempre foi uma mulher à frente de seu tempo. Foi estudar num curso superior num tempo em que as mulheres eram orientadas pelas famílias a serem donas de casa. Formada enfermeira num curso superior, ela ajudou na organização da Maternidade Gota de Leite e da Maternidade da Santa Casa. Ela foi um farol para outras mulheres de sua época. Um legado de inspiração”, afirmou, dizendo ainda que o programa Orçamento Participativo não é uma forma perfeita de governar, “mas é a melhor forma de governar. A comunidade se organizou e definiu que a prioridade era o CER”.

Citando a neurociência, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, disse que o desenvolvimento cerebral de uma criança é mais intenso nos três primeiros anos de vida infantil, período em que se formam 40% das habilidades que serão usadas na fase adulta e pelas condições que permitirão que ela aprenda ao longo da vida. “É preciso ter estrutura física e humana para que as crianças alcancem seu desenvolvimento físico e cognitivo. A importância da educação infantil é inegável. Aqui temos uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento, visando o exercício de cidadania. É o espaço do aprendizado, do sonho, do riso, da fantasia. As escolas desta fase de vida, são espaços onde a criança pode ser o que deseja, como ação de oportunidade. Para que tenhamos futuro é preciso garantir escolas para as crianças”, disse Clélia.

Painel

O painel artístico existente na unidade, intitulado “As cores da infância”, foi produzido pela artista plástica Euzânia Andrade, no ano de 2007. Com formas geométrica, cores e contornos, ele foi revitalizado e ampliado pela própria Euzânia, a convite da Secretaria da Educação. Segundo a autora, a obra faz uma homenagem à artista Judith Lauand, dona de um estilo parecido.

A homenageada

Rosa Ribeiro Stringhetti nasceu em 23 de abril de 1903. Casou-se com o italiano Luiz Stringhetti, com quem teve três filhas. Em 1933, com 30 anos, estudou Obstetrícia e Enfermagem Obstétrica, na cidade de São Paulo. Formada, assumiu o setor de atendimento da Gota de Leite, onde permaneceu até 1939, integrando a seguir, o corpo clínico da Santa Casa, por 28 anos. Ajudou a trazer ao mundo 6.830 crianças. Faleceu em 10 de setembro de 1970.

Também estiveram presentes os vereadores Fabi Virgílio, Paulo Landim e Thainara Faria (PT), Emanoel Sponton (Progressista), Marchese da Rádio e Carlão do Jóia (Patriota) e Guilherme Bianco (PCdoB); a presidente do Conselho de Escola, Paula Monge; a representante da comunidade escolar, Enilza Sponton; Valéria Lolatto, diretora da unidade por 17 anos; o presidente do Conselho do Orçamento Participativo em 2018, Henrique Rossetti; André Festúcia, gerente de Obras da Bild Desenvolvimento Imobiliário, que realizou a obra como contrapartida de um empreendimento imobiliário na região; e os familiares de Rosa Ribeiro Stringhetti; Yeda Stringhetti Ferreira (filha); Flávia, Vítor e Beatriz (netos), além de outros membros da família.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *