Araraquara

Professores e alunos recebem prêmios do 14º Consetrans

Professores e alunos recebem prêmios do 14º Consetrans
Os premiados protagonizaram um espetáculo à parte, com torcidas organizadas, muitos

23NOV2016| 9:41
 Imprensa CAM

O Ginásio Municipal de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, foi o cenário de uma tarde de alegria e reconhecimento de talentos nesta terça-feira (22). Foi quando ocorreu a cerimônia de premiação do 14º Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans), uma realização anual da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

Representantes dos poderes públicos e de instituições educacionais destacaram aos presentes vários aspectos importantes envolvendo o trânsito e todos os seus atores. “O trânsito não necessita só de leis e normas. Também precisa de amor à vida, solidariedade e respeito a todos”, lembrou a secretária de Trânsito e Transportes Maria Emilia Taddei.

A secretária da Educação Arary Ferreira enfatizou o papel dos professores na conscientização de crianças e jovens. “É muito importante que nós, como educadores, sejamos formadores de cidadãos conscientes do valor de uma vida. Já tive a família ceifada por um acidente de trânsito e sei o quanto é doloroso para quem fica”, testemunhou. A educação também foi o tema da reflexão do presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB). “A educação tem de ser o carro-chefe de todo país que queira crescer”, observou o parlamentar, que também incentivou os alunos a serem propagadores de valores como respeito e solidariedade no trânsito. “Todos vocês devem ser atores e fiscalizadores, cobrando atitudes responsáveis dos adultos”, apontou.

Os premiados protagonizaram um espetáculo à parte, com torcidas organizadas, muitos aplausos e até lágrimas. As amigas Isabela Ferreira e Marcela Oliveira, estudantes do 8º ano do Colégio Adventista, estavam radiantes com o 2º lugar na modalidade maquete. Acompanhadas pela professora Larissa Costa, elas contaram o quanto se empenharam para preparar um trabalho digno da conquista. “Eu sabia que a gente ia ganhar, porque nos esforçamos muito”, reconhecia Isabela”, enquanto Marcela se mostrava mais surpresa. “Tinha tanta gente concorrendo, eu não achava não…”, comemorou. As garotas montaram um bairro com linha de trem, ciclovia e vagas de estacionamento para deficientes, entre outros elementos. “Elas capricharam muito, pensaram em cada detalhe”, contou a professora orgulhosa.

O Consetrans tem por objetivo incentivar a produção de material educativo e artístico entre os alunos de instituições e escolas particulares e públicas de Araraquara, além de estimular e revelar novos talentos. A participação deste ano foi expressiva: a comissão julgadora avaliou 1.123 trabalhos, entre os quais, 295 cartazes, 42 maquetes, 22 músicas, 106 poesias e redações, 13 histórias em quadrinhos, 17 obras de artes plásticas, 576 pinturas e colagens e 52 fotografias. Durante a solenidade, foram premiados 53 alunos e 39 professores. Eles receberam tablets, minigames e aparelhos de rádio com USB. Os trabalhos vencedores estarão em exposição no andar térreo da prefeitura até o dia 8 de dezembro.

Entre as autoridades presentes, além do presidente da Câmara Municipal e das secretárias do Trânsito e Transportes, estavam o secretário de governo André Guedes Beraldo, representando o prefeito Marcelo Barbieri, e o secretário de Esportes Alexandre Volpe.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *