Araraquara

Vacinação na USF do Jardim Paraíso será retomada

Vacinação na USF do Jardim Paraíso será retomada
Magal Verri visitou a unidade e constatou problema na conservação dos medicamentos

13ABR2017|8h05 – Bruna F Rodrigues – Imprensa CAM

A melhoria no atendimento de saúde à população é uma das metas de trabalho do vereador Magal Verri (PMDB), e os cidadãos, sabendo dessa prioridade, estão apresentando suas demandas.

Os usuários da Unidade de Saúde da Família do Jardim Paraíso “Dr. José Ricardo de Carvalho Angelieri” reclamaram que o posto não está efetuando a vacinação, nem mesmo a da febre amarela, num momento em que a cidade está em alerta.

Para buscar informações sobre o caso, Magal visitou a USF na manhã desta quarta-feira (12), e constatou que a denúncia procede.

Segundo Gabriela Domingues Tedeschi, enfermeira-chefe da unidade, a vacinação foi interrompida desde novembro do ano passado, quando a geladeira que armazena as doses queimou após uma chuva. Porém, informou ao vereador que já foi feito o empenho e só estão aguardando uma peça para que o equipamento seja consertado e a vacinação normalizada.

“Fico mais tranquilo em saber disso, pois essa unidade atende uma população de mais de 4 mil pessoas que moram aqui na região e a vacinação, principalmente nesse momento, é muito importante”, disse Magal, reiterando que novas residências estão sendo construídas na região e outras melhorias precisam ser implementadas naquela unidade de saúde da família.

Em sua rotina de trabalho, a USF atende cerca de 40 pacientes por dia – triagem a partir das 7h30, consultas e agendas, às 9h30 –, além dos procedimentos normais como: curativos, inalações, serviços de odontologia, etc.

O parlamentar aproveitou para visitar todas as dependências e conhecer os serviços prestados. Foi informado de que unidade funciona com 01 médica, 02 técnicos de enfermagem e 03 agentes comunitários, que passarão a ser 05, pois hoje o posto foi contemplado com dois novos agentes que farão as visitas domiciliares.

Às terças e quintas-feiras, a USF oferece atividades físicas para idosos, mas o local é inadequado para a prática, pois é utilizado o estacionamento ao lado, onde o piso é de cimento e não tem cobertura, portanto os usuários ficam expostos.

“No geral, pelo que pude constatar, o serviço prestado pela USF é muito bom, mas vou fazer uma indicação ao prefeito solicitando uma medida emergencial para que os idosos tenham um local com as mínimas condições”, ressaltou Magal, que vai tentar também dialogar com o diretor do SESI e verificar a possibilidade da retomada de um convênio, interrompido, que realizava atividades com os idosos.

Das demandas, mais um fato chamou a atenção: as constantes quedas de energia elétrica naquela região. O assunto será abordado pelo vereador, que vai pedir explicações à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) sobre o problema.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *