Araraquara

Vereador apoia projeto de oficinas esportivas em escola estadual

Vereador apoia projeto de oficinas esportivas em escola estadual

8: |IDNews/Câmara Municipal de Araraquara | 2018OUT16 |

Os estudantes da Escola Estadual “Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, no Jardim São Rafael, terão em breve três novas oficinas à disposição: dama e xadrez, caratê e tênis de mesa. A iniciativa foi confirmada na tarde desta quinta-feira (11), em uma reunião entre o vereador Rafael de Angeli (PSDB), a vice-diretora da escola, Silvana Luzia Beil, o coordenador pedagógico, Rafael Paiva, e o gestor das Escolinhas de Esportes da Prefeitura, João Batista Mantovani.

“As oficinas esportivas serão um incentivo para promover a educação e a cidadania na escola e, consequentemente, em toda a comunidade que a circunda”, declara Angeli, que intermediou o contato entre a escola e a Secretaria de Esportes e Lazer, a fim de viabilizar a implantação das oficinas. “Nossa intenção é oferecer os cursos no contraturno”, explica Paiva. “Além disso, as oficinas serão importantes principalmente nos meses ociosos, em dezembro e janeiro, para eles terem atividades durante as férias.”

À parte os benefícios físicos para crianças e adolescentes, os esportes são importantes para estimular aspectos como espírito de equipe, responsabilidade e socialização. “No caso de dama e xadrez, aprender jogadas, estratégia e teoria incentiva o raciocínio e o foco”, ilustra Mantovani. Ele explica que as Escolinhas de Esportes atendem a um público de 6 a 16 anos de idade e contam com uma parceria com a Unimed para necessidades de pronto-atendimento. “Depois dos 16 anos, o estudante geralmente vai para uma equipe de competição. Já antes dos 6 anos, as crianças não conseguem participar de muitas atividades por limitações físicas”, acrescenta.

A parceria está estabelecida e os detalhes serão definidos nas próximas semanas. “Para os esportes de luta, precisamos providenciar EVA para compor os tatames. Já temos o espaço para dama e xadrez”, conta Paiva. Para o tênis de mesa, Mantovani recuperará a mesa que era utilizada no Clube Estrela. “Precisa de manutenção, mas o pessoal do Centralizado consegue resolver”, adianta. O gestor também sugeriu que o handebol seja adotado como esporte de quadra. “É prático, porque meninos e meninas podem jogar juntos. Além disso, temos novos monitores de handebol que foram contratados no último concurso. Para algumas modalidades, como o vôlei, ainda temos restrição de monitores, pois estamos somente com os antigos.” A equipe da escola vai verificar os horários disponíveis para utilização da quadra.

A vice-diretora agradece pelo apoio de todos. “Nossas crianças são muito carentes, em muitos aspectos, e o envolvimento do poder público para proporcionar essas atividades é muito bem-vindo”, diz. “Fico muito feliz em ajudar em tudo o que for possível. Meu mandato estará sempre à disposição da educação na nossa cidade”, garante Angeli.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *