Araraquara

Com apoio de Rafael de Angeli, Casa de Leis deve receber exposição das obras de Mestre Jorge

Com apoio de Rafael de Angeli, Casa de Leis deve receber exposição das obras de Mestre Jorge
A iniciativa do vereador visa a tornar pública a coleção do escultor

 8: |ID News|2018AGO08| 

Preservar o patrimônio material de um artista é assegurar que não apenas sua história, mas a cultura de uma geração seja rememorada por seus sucessores. E é na tentativa de manter viva a arte de Mestre Jorge (Jorge Brandão Coutinho) que o vereador Rafael de Angeli (PSDB) tem trabalhado.

Juntamente com o filho do artista, Jorge Brandão Coutinho, o parlamentar empenha esforços para tornar as obras de Mestre Jorge patrimônio cultural público de Araraquara. “O objetivo é realizar o desejo da família de tornar as esculturas, esculpidas em madeira, acessíveis a todos. Mestre Jorge marcou uma época com seus trabalhos, que nos contam um pouco sobre a vida e resistência do povo negro em um contexto de escravidão. Dar visibilidade à sua coletânea é manter a história viva”, destacou Angeli.

Nessa direção, durante a tarde da segunda-feira (13), Angeli e Coutinho estiveram reunidos com as representantes da Casa da Cultura, Alessandra de Lima, Virgínia de Gobbi e Rita Michelutti, para viabilizar a realização de exposições da coleção. “Inicialmente as obras serão levadas para a Pinacoteca de Araraquara, localizada na Casa da Cultura, e registradas. Depois de realizado o tombamento do patrimônio, este estará disponível para futuras exposições”, explica Michelutti.

“A ideia é destinarmos algumas peças para o Centro Afro – centro de referências da cultura afro em Araraquara, que leva o nome de Mestre Jorge – e também para outros espaços públicos”, contou o filho do escultor.

Dentre os locais em definição, estão a Maternidade Gota de Leite e o saguão da Câmara Municipal de Araraquara. “Na coleção existe uma peça em que a mãe carrega seu bebê, a expectativa é mantê-la permanente na maternidade. As demais serão organizadas, com o auxílio das funcionárias da Casa da Cultura, e apresentadas de forma temporária”, concluiu Angeli.

Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHskGew1vU

Comunicação Social da Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *