Araraquara

Agenda Cultural – 22/09 

Final de semana com feiras, festival, música, documentário, oficina, literatura, passeio, exposição e cinema 

Foto: Alécio Cézar/Divulgação


Feiras 

Nesta sexta-feira (22), tem GiraFeira, na Praça dos Advogados, na Vila Harmonia, das 17 às 22 horas. No sábado (23), das 9 às 18 horas, acontece a Feira Tô Em Casa, no Parque Infantil, com contação de histórias com Rian Santos e MPB com Josafá Dantas. Grátis!

 

Fida 

A abertura do Festival Internacional de Dança de Araraquara (Fida) será nesta sexta-feira (22), na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD). A partir das 18h30, haverá a chegança com Indígenas Kariri Xocó, seguido pelo cerimonial (19 horas) e pela apresentação do espetáculo “Opará, o Rio de Rosa – Uma Viagem pelo Velho Chico” com os alunos da EMD. No sábado (23), a programação segue com a baiana Vânia Oliveira ministrando a ação formativa “Cena Preta Mulher” – Dança(s) de Blocos Afro, das 10 às 12 horas no Centro SP Afro; às 16 horas, espetáculo infantil “Memórias de Carvalho”, na Convivência do Sesc. Uma oficina de canto com o Bonde das Batukera será realizada às 18 horas no Palacete das Rosas (Oficina de canto com Ayra Monteiro – Projeto “Bora com Elas!” do Bonde das Batukera); e a partir das 20 horas, no Quintal do Bigode, tem a Festa “Fida – Dançar Sonhos Manifestos”, com Baile do Lima. A 23ª edição do Fida vai até o dia 30 de setembro, com o tema “Dançar sonhos manifestos”. As inscrições para as oficinas são gratuitas, mas é necessário o preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023. Para os espetáculos, os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação; para os espetáculos no Sesc, os ingressos serão distribuídos a partir das 13 horas do dia da apresentação. Mais informações em www.araraquara.sp.gov.br/fida e nas redes sociais do Fida: instagram.com/fidaararaquara e facebook.com/FIDAARARAQUARA. 

 

Música 

 

O show autoral Zoí, composto por canções do primeiro álbum de ReoJuliaDoppio é uma proposta artística que combina música e poesia, explorando a interconexão entre essas formas de expressão. Zoí-Música e Poesia com ReoJulia Doppio. Nesta sexta-feira (22), às 20 horas, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Documentário 

Nesta sexta-feira (22), será exibido o documentário sobre o mestre japonês de karatê Taketo Okuda, na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, a partir das 20 horas. Okuda foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos.

Oficina 

O Sesi promove a oficina “Tintas de Terra”, ministrada pelo artista Gilberto Júnior. As aulas gratuitas serão realizadas nos dias 23 e 24 de setembro, sábado e domingo, das 13 às 17 horas. São disponibilizadas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo portal Meu Sesi (araraquara.sesisp.org.br). A oficina tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre a produção artesanal de tintas naturais, focando em tintas minerais à base de terra, argila, cinzas e carvão, capacitando os participantes a produzir seu próprio material de pintura. Qualquer pessoa acima de 8 anos de idade pode participar. Informações pelo telefone (16) 3305-2500 ou Whatsapp (16) 99757-3117.

+ Música 

Homenagem ao nordeste brasileiro e ao cantor Gilberto Gil: essa é a proposta da apresentação “Viva Gil”, do artista Gui Silveiras. O show será no sábado (23), às 15 horas, no teatro do Sesi. Gui Silveiras soma seu violão e voz a uma tradicional formação de forró com sanfona, zabumba e triângulo e ao tempero de uma guitarra, para rememorar as preciosidades que Gil eternizou, desde o início de sua carreira, como as músicas Domingo no Parque (1967), Expresso 2222 (1972), entre outras canções. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo portal Meu Sesi (araraquara.sesisp.org.br). Mais informações pelo (16) 3305-2500 ou WhatsApp (16) 99757-3117.

Literatura 

O projeto “Caminhos de Loyola” será lançado no domingo (24), com a presença do escritor araraquarense e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão. A atividade terá início às 9 horas, em uma das placas do projeto, na frente da casa onde o escritor nasceu, na Avenida Djalma Dutra, 695, entre as ruas Itália e Carlos Gomes. Neste ponto, será realizada uma pequena solenidade com o descerramento da placa e, em seguida, o homenageado, seus familiares, autoridades convidadas e imprensa sairão em cortejo, seguindo para a Biblioteca Municipal, passando pelos demais pontos que compõem o projeto “Caminhos de Loyola”. Em cada um deles, integrantes da Academia Araraquarense de Letras e convidados aguardarão a passagem do cortejo para o descerramento das placas. Após a conclusão deste roteiro, na Biblioteca Municipal, às 10 horas, será realizada a cerimônia oficial do lançamento projeto “Caminhos de Loyola”.

Passeio 

Você conhece bem o bairro do Carmo? Quer ouvir novas histórias e contar as suas durante um lanche na praça? Passeio Pelo Bairro Carmo – Memória e História Expressa na Paisagem. No domingo (24), às 9h30. Grátis, com inscrições no site do Sesc ou na Central de Atendimento. Passeio realizado a pé.

Forró 

Buscando a inovação, sem perder a referência em grandes mestres e mestras do forró, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Anastácia, entre outros, o Sudestino chega para mais um domingo de forró no Sesc. É neste domingo (24), às 16 horas. Grátis e sem retirada de ingressos.

Choro das Águas 

No domingo (24), a partir das 16 horas, tem Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, com Feira de Artesanato, contação de história para crianças “O Segredo das Tranças e Outras Histórias Africanas”, com Luana Guimarães, e show musical “Grandes Nomes da MPB”, com Marcos Leiva (18 horas).

Leitura 

A Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé”, localizada na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, na Vila Xavier, receberá na segunda-feira (25), às 15h30, o “Clube de Leitura Ubuntu”, que abordará o livro “Quando me descobri negra”, de Bianca Santana. A participação é gratuita para o público, com faixa etária a partir dos 14 anos.

Exposição 

Até o dia 15 de dezembro acontece a exposição “AO VIVO – A Arte de Paulino Fábio” na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 19h30. Grátis.

Cinema 

Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):

– A Freira 2 

– A Noite das Bruxas 

– As Tartarugas Ninja: Caos Mutante 

– Besouro Azul 

– Nosso Sonho 

– Os Mercenários 4 

– Som da Liberdade 

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):

– A Freira 2 

– A Noite das Bruxas 

– As Tartarugas Ninjas – Caos Mutante 

– Elis e Tom – Só Tinha de Ser com Você 

– Estranha Forma de Vida 

– Retratos Fantasmas 

– Som da Liberdade 

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *