Educação & Cultura

Aluna de Biologia da Uniara pesquisa tratamentos alternativos para o câncer de pele, envolvendo filmes poliméricos

Estudo foi contemplado pelo PIBIC/CNPq da universidade

“Análise da Citotoxicidade e da Migração de Células Tumorais Tratadas com Filmes Biopoliméricos” é o título do estudo da aluna do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Nicole Pichirilli Catirse, que foi uma das contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade. O trabalho é orientado pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira.

“A pesquisa visa a colaborar com a busca para tratamentos alternativos para o câncer de pele. O material de estudo é provindo da bioeconomia circular. Os objetivos são investigar a capacidade citotóxica – causar ou não morte celular – de filmes biopoliméricos, bem como avaliar sua influência na migração de células tumorais”, explica a estudante, mencionando que o estudo teve início neste semestre.

Catirse coloca que o câncer de pele é um problema de saúde pública, “portanto, o estudo em questão busca novos tratamentos, localizados e com menos efeitos adversos, se comparados às terapias atuais”.

Nogueira conta que o trabalho de sua orientanda é continuação de outros estudos que vêm sendo realizados com filmes biopoliméricos. “Os estudos com esses filmes já resultaram em outros trabalhos que tiveram dados publicados. Já avaliamos sua segurança com relação à citotoxidade e mutagenicidade, por diversos aspectos genotoxicológicos, e vimos que esses filmes interferem no processo de migração celular, que é uma etapa importante na cicatrização”, aponta a docente.

Nesse contexto, o próximo passo foi, de acordo com ela, testar as mesmas amostras em células tumorais (melanoma) “para verificarmos qual é a influência desses tratamentos na migração de células tumorais, para impedir a progressão do processo de carcinogênese”. “O trabalho da Nicole é fazer essa avaliação, e isso vai contribuir com a comunidade científica porque buscamos alternativas de tratamentos locais para câncer de pele. A intenção é criar novos biocurativos, também chamados curativos bioativos”, explica.

Catirse está com Nogueira desde seu primeiro ano de graduação. “É uma excelente aluna, que vem cada vez mais aprimorando seu aprendizado no laboratório, com novas técnicas e abordagens. Seu projeto é multidisciplinar, então a Nicole terá oportunidade de aprender diversas áreas envolvendo biologia, genética e questões ambientais. Certamente contribuirá amplamente para seu processo de formação, e a bolsa vem como incentivo nessa qualificação profissional”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *