Educação & Cultura

Alunas da Uniara desenvolvem manual de orientações para profissionais de enfermagem em unidades neonatais

TCC de Isabelly Letícia Rosa e Maira Diguimar da Silva foi orientado pela professora Lucilei Cristina Chiodi


As alunas da graduação de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Isabelly Letícia Rosa e Maira Diguimar da Silva, desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC “Assistência humanizada no nascimento pré-termo: desenvolvimento de uma tecnologia educacional”, orientadas pela professora Lucilei Cristina Chiodi.

“O conteúdo do nosso trabalho foi desenvolver dois cartazes de fácil acesso para que a equipe toda de enfermagem os tenha em mãos sempre, e que lembre de prestar uma assistência humanizada para cada recém-nascido e sua família. Desenvolvemos nosso trabalho com toda uma técnica de cromoterapia. Sabemos do cansaço e da sobrecarga que a enfermagem carrega, então decidimos fazer algo leve e menos cansativo para o dia a dia da equipe”, explica Rosa, em nome da dupla.

Chiodi coloca que “a humanização deve pautar toda a atuação do profissional enfermeiro, e é fundamental trabalhar os aspectos da assistência humanizada durante a graduação”. “O cuidado intensivo, necessário na adaptação do recém-nascido pré-termo à vida extrauterina deve vir acompanhado do cuidado que promova o vínculo com a família, além do crescimento e desenvolvimento adequado. A equipe de enfermagem das unidades neonatais, apesar de reconhecer a importância do cuidado humanizado, apresenta dificuldades para implementar tais ações”, aponta.

Dessa forma, segundo a orientadora, o TCC de Rosa e Silva foi elaborado “com vistas a levantar e divulgar ações de humanização nas unidades neonatais para melhoria da assistência de enfermagem”. “Vale destacar que o referencial teórico-metodológico do Design Thinking tem sido pouco utilizado na área da saúde e foi escolhido, pois permite propor ideias inovadoras para solucionar problemas específicos, postura que os alunos são incentivados a terem desde o primeiro ano do curso de Enfermagem”, finaliza.

Informações sobre a graduação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *