Araraquara

Manual da Câmara Municipal é lançado durante Visite a Câmara 

Estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental do Jardim São Rafael II foram os primeiros a receber manual produzido pela Escola do Legislativo


A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara fechou com chave de ouro o Projeto Visite a Câmara de 2022. Na manhã desta quinta-feira (8), 25 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e um aluno do Ensino Médio da Escola Estadual “Profª Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, do Jardim São Rafael II, acompanhados pelos professores Luciano da Silva Rosa e Andresa Ferreira Galvão Paes, ampliaram seus conhecimentos sobre a Casa de Leis e a política em geral.

A visita em si partiu de uma iniciativa dos próprios jovens. Ao tomar conhecimento do projeto, Kauã Roberto de Farias, aluno do 3º ano do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil, procurou pessoalmente o presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que o colocou em contato com a equipe. Depois disso, ele mesmo encaminhou o contato da EL para a direção da escola, a fim de viabilizar a visita. “Como é uma escola de periferia, mas a Câmara fica no centro e é aqui que são tomadas as decisões, achei interessante trazer os alunos aqui para entenderem como funciona, quem são os vereadores, o que fazem e como trabalham”, explica.

A proposta agradou colegas e professores, como Luciano da Silva Rosa, que ensina História e Geografia: “Eu como professor estou sempre falando sobre política, sobre o contexto político na História, mas é muito importante que eles venham e conheçam, para sentirem na pele como funciona”, aponta.

“Para obter conquistas para a escola, o bairro, a vida de vocês e de suas famílias, soluções para aqueles problemas de que seus pais e mães reclamam, é fundamental conhecer os instrumentos corretos”, apontou o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), que também aproveitou a ocasião para inspirar os adolescentes a seguirem seus sonhos e se engajarem na vida da cidade. “Eu também sou de um bairro periférico, e consegui ser eleito vereador, sendo o presidente desta Casa duas vezes. Pela minha experiência, digo a vocês que acreditem em seus sonhos e procurem ser os melhores em qualquer profissão que exercerem. Espero que novas vocações floresçam aqui.”

O presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (MDB), destacou a importância da iniciativa: “É importante que esses jovens saibam que são acolhidos pela Câmara Municipal, que aqui eles podem aprender e, quem sabe, amanhã ou depois, alguns deles também se tornarão vereadores”.

Manual da Câmara Municipal 

Os estudantes participaram de um dia especial para a Escola do Legislativo. Durante a visita, ocorreu o lançamento do Manual da Câmara Municipal, uma cartilha preparada pela EL para aproximar os cidadãos do Legislativo, com explicações básicas sobre organização política e administrativa, o sistema político brasileiro, o funcionamento da Câmara Municipal e o trabalho dos vereadores.

“O objetivo do Manual da Câmara Municipal é ajudar a democratizar o acesso à informação sobre o que é o Poder Legislativo”, esclarece Bianco. “Queremos que os estudantes que participam do Parlamento Jovem e do Visite a Câmara possam levar para casa esse material, que fala sobre a organização do Poder Legislativo, a separação entre os Poderes e outras dúvidas que todo mundo tem. Dessa forma podemos ajudar a aproximar o cidadão do Poder Legislativo”, conclui.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *