Araraquara

Aprovado projeto que determina uso de lâmpadas de Led em novos loteamentos e condomínios

Aprovado projeto que determina uso de lâmpadas de Led em novos loteamentos e condomínios

Focos do vereador Aluisio Boi, autor da proposta, são economia e segurança


Foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar nº 2/2021, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), que trata da obrigatoriedade do uso de lâmpadas de Led nos novos loteamentos e condomínios no Município de Araraquara.

Segundo o texto da propositura, todos os novos empreendimentos, ainda não implementados no Município de Araraquara, ficam obrigados a instalar lâmpadas de Led em todo o sistema público de iluminação de suas áreas. Vale lembrar que o sistema público de iluminação são aqueles equipamentos e aparelhos utilizados na iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, incluindo rotatórias, praças, parques, jardins, ciclovias, monumentos e similares.

Boi argumenta que, apesar de o preço das lâmpadas de Led ser maior, ela é mais econômica, pois tem maior aproveitamento, mais durabilidade, menor consumo energético e baixa emissão de calor. “Para apresentar o projeto, fui estudar esse sistema e descobri muitas vantagens a médio prazo”, ressalta Boi, que encontrou um comparativo: uma lâmpada Led de 10W tem a mesma luminosidade de uma incandescente de 60W –  economia de 90%.

Para o parlamentar, essa comparação, por si só, já justifica a apresentação e aprovação do projeto, mas frisa também que ruas mais iluminadas geram maior sensação de segurança, além de a lâmpada Led ter vida útil muito maior, chegando a 50.000 horas, isso com pouquíssima emissão de raios Ultravioleta.

Boi ressalta que “o Poder Público já está trocando a iluminação antiga por lâmpadas de Led, ou seja, de tecnologia de ponta. Nossa lei tem uma visão de futuro, pois estamos antevendo que, em breve, toda a iluminação urbana será de Led e não teremos que fazer novos investimentos, uma vez que, a partir de agora, os empreendimentos já estarão dentro do padrão”.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *