Araraquara

Araraquara – Agenda Cultural; 01/12

 Final de semana com feiras, teatro, música, oficinas, literatura, exposição e cinema 

Foto: Nathalya Moleda 

       Feiras

 Nesta sexta-feira (1), das 19 às 22 horas, tem Sarauzinho, na Praça das Bandeiras “João Colturato – Zinho”, no Centro. No sábado (2) acontece a Feira Tô Em Casa, no Parque Infantil, no Centro, das 12 às 22 horas. No mesmo dia, das 19 às 22 horas, Feira do Pôr do Sol, na Praça das Bandeiras. Já no domingo (3), das 9 às 17 horas, GiraFeira, no Parque do Botânico, com Oficina “Batucacá Batucalá – uma vivência rítmica”, ministrada por Edmiriam Modolo, às 13h30, e apresentação musical com a MPB de Ananda Borghi às 15 horas. E das 17 às 22 horas, mais Feira do Pôr do Sol, na Praça das Bandeiras, com apresentação musical de “2 Part’s” às 19 horas. Programação gratuita.

       Teatro

 Abrindo a Semana dos Direitos Humanos, nesta sexta-feira (1), às 19 horas, no Palacete das Rosas, no Centro, tem o espetáculo “Apátridas”, com Companhia Nova de Teatro. Grátis, com retirada de convites uma hora antes do início da apresentação.

       Música

       Em “Tinha eu 14 anos de idade”, Teroca canta algumas de suas músicas mais conhecidas contidas em seus 3 CDs autorais, além de lançar vários sambas inéditos. Entremeando o repertório musical, as primeiras rodas e algumas histórias ao longo de seus 50 anos dedicados ao samba, as quais pontuam diversos lugares e personagens da cidade e do universo sambístico. Nesta sexta-feira (1), na Convivência do Sesc, às 20 horas. Grátis e sem retirada de ingressos.

       Estêncil

       Aprenda sobre arte de rua no ateliê que construirá figuras através da técnica do estêncil, com inspiração na obra de Alex Vallauri, artista presente na exposição Pequenas Pedras Polidas. No sábado (2), às 10h30, no Hall da Sala de Ginástica Multifuncional do Sesc, com educadores da exposição Pequenas Pedras Polidas. Limitado a 15 pessoas. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

       Teatro infantil

       Em Zoo-ilógico, com Cia Truks, tudo começa quando dois amigos resolvem fazer um piquenique no zoológico. Ao encontrarem as portas do parque fechadas, não se intimidarão em criar, com muita criatividade e um certo nonsense, o seu zoológico particular, em que bichos serão feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos. As nada comuns criaturas viverão situações cômicas ou poéticas. Estará criado o Zoo-ilógico, possível na imaginação de todos. E aberto, sempre! No sábado (2), às 16 horas, no Teatro do Sesc.

       Natal na Praça

       No sábado (2), a partir das 16h30, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, acontece o Natal na Praça, com a Feira das Nações. A partir das 17 horas, em comemoração ao Dia Nacional do Samba, apresentação do Samba Autêntico – Mestre Irá e Cleber Augusto. Já às 19h30, será inaugurada a tradicional decoração natalina da praça, com apresentação teatral do Grupo 4i e chegada do Papai Noel Negro. A iluminação poderá ser vista durante todo o mês de dezembro. O encontro também encerra a programação do Novembro Negro, desenvolvida em alusão ao Mês da Consciência Negra.

       Viola na Praça

       A Praça das Bandeiras recebe, no domingo (3), das 11 às 14 horas, mais uma edição do Viola na Praça. Lavínia Linda & Gianini da Viola é a dupla convidada do evento, que apresenta ainda Fernanda Leite, Mateiro e Matonense, Pinga Fogo e Zé do Catira.

       Teatro

       Dois Surdos e Dois Sujos, com Cia LibrArte, é um espetáculo teatral bilíngue-bimodal performático livremente inspirado na obra de Plínio Marcos “Dois Perdidos Numa Noite Suja”. Dois homens, um intérprete de Libras e um surdo, estão em cena discutindo questões acerca de dois mundos, o privilégio de ouvir e o mundo surdo, conflitos e o choque cultural, são colocados em um mesmo quarto, tendo como base o universo de Plínio Marcos. Teatro acessível e bilíngue (Libras). No Sesc, domingo (3), às 16 horas. Grátis, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

       Choro das Águas

       No domingo (3), a partir das 16 horas, tem Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, com Feira de Artesanato, oficina musical infantil com Paulo Melocro (17 horas) e apresentação musical de Marcos Leiva (18 horas).

       Literatura

       No Conversas Literárias, o escritor araraquarense Tadeu Marcato conversa sobre seu processo de escrita, inspirações e o percurso de seu último livro, “Concreto Armado ou A imanente liberdade dos pardais, 2023, Poesofia crônica”, além dos desafios de ser um escritor independente. Com mediação de Roberto Andreoni. Na quarta-feira (6), às 20 horas, na Área de Leitura do Sesc.

       Exposição

       Até o dia 15 de dezembro acontece a exposição “AO VIVO – A Arte de Paulino Fábio” na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 19h30. Grátis.

       Cinema

       O documentário Da Cor e Da Tinta, que faz parte da Itinerância da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, revela os percursos criativos, políticos e espirituais do principal pintor chinês do século 20, Chang Dai–chien (1899-1983). Da China pré-comunista à Argentina, passando por um longo período no Brasil, as aclamadas exposições em Paris e na Alemanha na década de 1960, assim como os últimos anos de Dai–chien na Califórnia e em Taiwan, em um exílio de três décadas no Ocidente. Na terça-feira (5), às 20 horas, no Teatro do Sesc.

      Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):

– As Aventuras de Poliana

– As Marvels

– Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim

– Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

– Napoleão

– O Jogo da Invocação

      Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

      Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):

– As Aventuras de Poliana

– Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

– Napoleão

– Pedágio

      - Trolls 3 – Juntos Novamente

      Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *