Araraquara

Atletas de Araraquara ganham academia de musculação no Gigantão

|IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | 

O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico, participou da inauguração do novo espaço

A partir de agora, os atletas de Araraquara passam a contar com um novo espaço. A Academia de Musculação “Capitão Durval de Almeida Filho” foi inaugurada na noite da terça-feira (18) nas dependências do Ginásio de Esportes “Castello Branco”, o Gigantão.

O investimento de R$ 248 mil é oriundo do Ministério de Esporte, com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 5 mil. O recurso foi liberado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), com empenho do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), que esteve presente no evento.

“Também passei pelo Tiro de Guerra com o comando do capitão Durval, que teve o seu nome para a academia aprovado por unanimidade pelos vereadores. Agradeço o deputado Macris que conseguiu a emenda, tornando possível a concretização desse espaço”, disse Yashuda.

A academia é climatizada e possui equipamentos de musculação para atender todas as modalidades mantidas pela Fundação de Amparo ao Esporte Amador (Fundesport). Serão beneficiados mais de 750 atletas. O irmão do homenageado, Luiz Fernando de Almeida, representando a família, entende que “esse legado não será dele, mas da comunidade. Que os nossos atletas façam um bom uso desses equipamentos e que possam auxiliar no desenvolvimento do esporte na cidade”.

Emocionado, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, lembrou que fez o Tiro de Guerra quando Durval era o comandante. “Entre 2001 e 2004, como secretário de Esportes, convivi com ele, que foi nomeado presidente da Fundesport. Aprendi muito com o capitão e formamos uma grande equipe. Espero que esses equipamentos ajudem os nossos atletas.”

A iniciativa de homenagear o capitão Durval partiu do prefeito Edinho Silva (PT), ao acatar sugestões dos professores das Escolinhas de Esporte e da presidente da Fundesport, Milena Pavanelli. O educador físico Adalberto Grifoni, que atua na Secretaria Municipal da Saúde, também colaborou com o projeto.

“É um momento simbólico para todos nós que amamos o esporte. Uma academia que já nasce grande e deverá crescer ainda mais para ser o espaço de todas as modalidades esportivas da cidade. O esporte de Araraquara chegou até aqui graças ao capitão Durval, foi ele quem criou o ginásio da ginástica artística, até então um galpão abandonado. Era um sonhador, um visionário”, afirmou Edinho.

No final da solenidade, a presidente da Fundesport entregou flores à esposa do homenageado, Dinivalda Rateiro Fernandes.

Também estiveram presentes o vereador Paulo Landim (PT), o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni, a coordenadora das Escolinhas de Esportes, Roseli Gustavo, atletas e treinadores de diversas modalidades, e familiares e amigos do homenageado.

Sobre o homenageado

Durval de Almeida Filho, o capitão Durval, foi presidente da Fundesport, secretário municipal de Esportes e comandante do Tiro de Guerra de Araraquara, entre os anos de 1971 e 1985. Teve uma importante atuação na formulação de políticas públicas para o desporto, como é o caso do projeto Escolinhas de Esportes, que existe até hoje, tendo beneficiado milhares de crianças e jovens da cidade desde a sua concepção. Em 27 de junho de 2008, na Biblioteca “Mário de Andrade”, quando era secretário de Esportes e Lazer e presidente da Fundesport, recebeu da Câmara Municipal de Araraquara o Título de Cidadão Benemérito. Faleceu em 25 de junho de 2015.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *