Araraquara

Audiência trouxe à tona real situação da saúde em Araraquara

Audiência trouxe à tona real situação da saúde em Araraquara, debate reuniu representantes de diversos setores relacionados à Saúde Pública
8:21| 20/04/2016
Câmara| Luis A Zakaib

Debater a situação da saúde em Araraquara e região com base em relatos de problemas vivenciados pelos cidadãos e funcionários da área e buscar soluções junto às autoridades públicas da saúde. Esse foi o intuito da audiência pública requerida e conduzida pelo vereador Edio Lopes (PT), realizada na noite de quinta-feira, 14 de abril, no plenário da Câmara, que ficou completamente lotado. “Essa audiência trouxe à tona a real situação da saúde no município”, avalia o parlamentar.

Participaram do debate representantes da Secretaria Municipal da Saúde e seus diversos órgãos, Departamento Regional de Saúde (DRS 3), Santa Casa, Hospital Estadual de Américo (Heab – AME), Central de Regulação e Oferta de Serviço de Saúde (Croos), Promotoria Pública da Saúde, órgãos estaduais e federais, sindicatos relacionados, servidores da saúde e população em geral. Os vereadores Elias Chediek (PMDB), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), José Carlos Porsani (PSDB) e Donizete Simioni (PT) também marcaram presença no evento.

Durante quase cinco horas, a audiência abordou vários temas levantados por usuários e funcionários da saúde na cidade, como agendamento de consultas, serviços de especialidades, realização de exames, realização de cirurgias de urgência e cirurgias eletivas, internações, fornecimento de medicações e alimentação especial e falta de médicos.

Usuários reclamaram de serviços de saúde. Foram citados demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias e falta de médicos, remédios e materiais. “Esses problemas são preocupantes. Estamos aqui para defender a população para que ela tenha uma saúde de qualidade”, disse Edio em relação a essas questões.

Da audiência foram tirados diversos indicativos. Para solucionar o problema da demanda reprimida dos serviços de especialidades se aventou a possibilidade de ampliar a parceria com o HEAB – AME e para acabar com a lista de espera de procedimentos cirúrgicos, se discutiu a contratação de mais serviços da Santa Casa.

Como encaminhamento foi sugerida a criação de um grupo de trabalho formado pelos representantes dos órgãos presentes na Audiência para uma discussão permanente sobre a área da Saúde em Araraquara e região. “Nessa audiência fizemos o debate de forma técnica, enfrentamos as questões de forma aberta, procurando solução”, completou Edio Lopes.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *