Cadastramento biométrico eleitoral ainda não é obrigatório em São Paulo

Cadastramento biométrico eleitoral ainda não é obrigatório em São Paulo

Em Araraquara esse trabalho conta com funcionários municipais emprestados pela prefeitura e estagiários

Devido ao grande número de eleitores no Estado, o cadastramento biométrico eleitoral está sendo feito aos poucos pela Justiça Eleitoral paulista. Por isso, depois das eleições de 2016, o cadastramento pelo novo sistema continua e será obrigatório. Em Araraquara esse trabalho conta com funcionários municipais emprestados pela prefeitura e estágiários.

Para quem já possui título de eleitor, o cadastramento biométrico para as próximas eleições começou em setembro do ano passado nos cartórios eleitorais de Araraquara. Quem vai tirar o título pela primeira vez faz o cadastro biométrico. Para a atualização, é preciso agendar o atendimento no cartório por conta da capacidade diária limitada para recepção dos eleitores. O prazo médio para a data de agendamento pela internet leva cerca de dois meses. Para agendar, basta acessar o site www.tre-sp.jus.br e ir ao cartório eleitoral na data marcada levando um documento com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver. O atendimento também é feito mediante retirada de senha no local, com prioridade aos agendamentos pela internet.

Para o primeiro título dos homens que tem entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar. O cadastramento dura em torno de 15 minutos, e serve para identificar o eleitor na hora de votar. Não será aceito a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o primeiro título por não conter nacionalidade e naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas, inclusive de filiação, caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.

Em Araraquara, a 13ª zona eleitoral fica na rua Itália, 1673, no Centro, e o telefone de contato é (16) 3333-4818. A 385ª zona eleitoral da cidade fica localizada na Alameda Paulista, 2380, Vila Xavier, e o telefone para informações é o (16) 3337-9814.

Theo Bratfisch

i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *