Araraquara

Câmara acompanha Lula em vistoria na cidade 

Presidente Paulo Landim (PT) destacou a importância da visita e das ações rápidas a partir de Araraquara


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), os vereadores Aluisio Boi e Gerson da Farmácia (ambos do MDB), Guilherme Bianco (PC do B) e as vereadoras Thainara Faria, Filipa Brunelli e Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT), juntamente com o prefeito Edinho Silva (PT), estiveram ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde de domingo (8), em sua visita ao município e vistoria na Avenida Padre Francisco Salles Colturato, a 36, trecho bastante danificado pelas fortes chuvas.

Havia uma agenda marcada com o Legislativo araraquarense, porém, em virtude dos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), ela foi suprimida, pois foi instalado um gabinete para gestão de crise ali mesmo, na sala do prefeito.

Após horas de tratativas e providências, ao lado da primeira dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, e dos ministros Jader Filho (Cidades), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Luiz Marinho (Trabalho), Lula fez um pronunciamento abordando os fatos de terrorismo em Brasília (DF) e a visita a Araraquara.

“Não existe precedente para o que essa gente fez e, por isso, todos serão punidos e nós, inclusive, vamos descobrir os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade e antidemocrático”, garantiu Lula, divulgando em seguida, na íntegra, o decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Governo do Distrito Federal.

Após o comunicado oficial, direto da sala de reuniões do sexto andar da Prefeitura de Araraquara para todo o Brasil, o presidente da República prestou sua solidariedade ao prefeito Edinho Silva, ao povo de Araraquara e aos parentes das vítimas. “Passei aqui junto com os ministros para que a gente possa discutir com o Edinho e saber o quanto vai custar a reposição das coisas que foram destruídas aqui na cidade de Araraquara. Vou deixar aqui os meus ministros para falarem sobre o que o Governo Federal pode fazer para recuperar esta cidade maravilhosa chamada de Morada do Sol”, afirmou.

O Governo Federal já homologou a situação de emergência em Araraquara. Na terça-feira (10), em uma nova reunião em Brasília, o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional entrará com a aprovação dos projetos de recuperação dos locais afetados pelas chuvas para a posterior liberação dos recursos. “São quase dez pontos a serem recuperados. Temos um levantamento inicial de que não será menos de R$ 50 milhões para a recuperação, e também há um indicativo nesses valores em relação à prevenção”, informou Góes.

Edinho agradeceu ao presidente Lula e à primeira dama, Janja, que têm manifestado de forma continuada solidariedade com a cidade. “O presidente tem um carinho muito grande com Araraquara, isso é histórico, e ele quis passar aqui para se manifestar sobre o ocorrido e atender prefeituras de outras cidades da região que também tiveram dificuldades. Infelizmente, a visita para tratar de problemas que Araraquara vive muda totalmente seu sentido diante daquilo que estamos vendo em Brasília, efetivamente a maior afronta à democracia desde a redemocratização do Brasil, na década de 80”, destacou.

Landim fez questão de salientar a importância da presença do presidente da República na cidade e demonstrou total apoio a Lula em suas ações rápidas e eficientes a partir de Araraquara. “Com essa visita Lula demonstrou o respeito e o carinho que tem com a população de nossa cidade. Essa ação também chama muito a atenção, pois, de forma inédita para a cidade, o presidente vem ver de perto a situação e encaminhar a solução. Quanto aos fatos lamentáveis de Brasília, Lula tomou as medidas necessárias para a manutenção do estado democrático de direito, pois violência e vandalismo são atos daqueles que perderam a razão e é passível de punição exemplar”, encerrou Landim.

Também acompanharam a visita do presidente Lula a Araraquara o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, a deputada estadual Márcia Lia (PT), vários secretários municipais e autoridades de toda a região.

https://www.camara-arq.sp.gov.br/noticias/camara-acompanha-lula-em-vistoria-na-cidade

| IDNews®| Brasil | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *