Araraquara

Câmara aprova concessão de centro de treinamento à Fundesport e outros 13 projetos 

Sessão foi realizada nesta terça-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara 

ARARAQUARA – e a Sessão no Plenário da Câmara na terça-feira 25/01


Os vereadores discutiram e votaram 15 projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. O Executivo recebeu autorização dos vereadores para fazer a concessão do Centro de Treinamento do Pinheirinho à Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport), pelo prazo de 20 anos. A Fundesport já utiliza o espaço para treinamento das categorias de base do futebol feminino. Com a concessão, ela poderá reivindicar a participação em programas de incentivo ao esporte que, dentre outras, estabelecem como condição a detenção de imóvel devidamente equipado e estruturado para a prática de atividades desportivas.

Recebeu a primeira de duas aprovações necessárias a proposta apresentada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) que pode fazer com os novos loteamentos do Município tenham ciclovias e ciclofaixas. O dispositivo já deve constar desde a apresentação do projeto. A matéria retorna para a segunda rodada de discussão e votação na sessão da próxima semana.

Obras executadas em desacordo com a legislação municipal vigente terão novo prazo para atender às normas vigentes e isso inclui construções embargadas e paralisadas antes da promulgação desta lei complementar em discussão, além de outras possibilidades. A matéria recebeu as duas aprovações necessárias na Câmara e segue para ser sancionada pelo Executivo.

Os dois projetos que tratam da abertura de novos créditos no Orçamento foram aprovados, autorizando a liberação de R$ 65 mil para preparatórias de chamamento público da constituição de parceria com o poder público referente à Casa Abrigo LGBTQIA+ e outros R$ 56.030,71 para despesas com material de consumo, serviços de terceiros pessoa jurídica e equipamento e material permanente, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Executivo foi autorizado pelos vereadores a atualizar a composição do Conselho Municipal de Turismo; retificar a escolaridade exigida para o provimento dos cargos de engenheiros agrônomo e ambiental, no Anexo Único – emprego público XLIV e XLV da Lei nº 9.800, de 2019; e modificar disposições quanto ao regime de contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público (altera a Lei nº 9.707, de 2019).

Cinco dos projetos da sessão tratam de concessões de honrarias como reconhecimento da trajetória de alguns cidadãos. O vereador Alcindo Sabino (PT) apresentou dois pedidos para a concessão da honraria de Cidadã Araraquarense para Juliana Picoli Agatte e ao hoje ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Rocha Santos Padilha. O vereador Marcos Garrido (Patriota) apresentou o pedido de concessão da honraria de Cidadão Araraquarense ao atual delegado Seccional da Polícia Civil, Fernando Luiz Giaretta. E a vereadora Fabi Virgílio (PT) também apresentou dois pedidos de concessão da honraria de Cidadão Araraquarense – ao poeta Rogério Noia da Cruz e à advogada Maria José Sanches Lisboa Rodrigues.

Foi incluído para votação o projeto da Prefeitura denominando “Débora dos Santos Felix” a Praça Inclusiva localizada no Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador “Octaviano de Arruda Campos” (Parque Ecológico Pinheirinho).

A autora, vereadora Luna Meyer (PDT), pediu a retirada de pauta do pedido para a inclusão, no Calendário Oficial de Eventos do Município, da campanha de conscientização “Abril Azul – Mês da Conscientização do Autismo” e o “Dia Municipal da Conscientização do Autismo”, a ser celebrado todo dia 2 de abril.

Ao final da sessão, foi apresentado um pedido do vereador Rafael de Angeli (PSDB) com Moção de Repúdio pela fala do Presidente da República sobre deficientes intelectuais. Os vereadores aprovaram e a mensagem deve ser encaminhada ao presidente do Senado e aos deputados de Câmara Federal.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *