Araraquara

Câmara Azul: prédio ganha iluminação especial para conscientizar sobre autismo

Câmara Azul: prédio ganha iluminação especial para conscientizar sobre autismo

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Iniciativa é do vereador Roger Mendes

IDN;Iterior/Araraquara

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ou, simplesmente, Dia Mundial do Autismo. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o objetivo de conscientizar a população sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo e aproximadamente 2 milhões no Brasil.

A data vem sendo lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários prédios e monumentos importantes espalhados ao redor do mundo. Em Araraquara, por iniciativa do vereador Roger Mendes (Progressistas), a fachada da Câmara Municipal ficará iluminada de azul durante a primeira semana do mês.

Vale ressaltar que, por conta da Covid-19, toda a programação da Semana de Conscientização do Autismo foi cancelada, mas a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, preparou uma campanha digital para marcar a data disponível no Facebook da Prefeitura

Também é importante destacar a implantação do Centro de Referência Municipal Especializado no Atendimento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela Prefeitura, que vai funcionar no Jardim Dom Pedro I, ao lado do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”. A obra já está pronta e o serviço especializado deve começar a funcionar em breve. O Centro de Referência é uma reivindicação de várias entidades que lutam pela causa, bem como do mandato do vereador Roger Mendes.

Autismo

O autismo se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve à mais grave. A condição costuma ter início antes dos 3 anos de idade e persiste até a idade adulta. O diagnóstico é feito por um médico neuropediatra e por uma equipe multidisciplinar. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *