Araraquara

Câmara busca soluções para a manutenção dos serviços do Cedeface 

Após visita ao local, parlamentares agendarão reunião com as partes envolvidas, objetivando encontrar alternativas para a resolução dos problemas da entidade


Um grupo de vereadores composto pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), e os vereadores Hugo Adorno (Republicanos), Lucas Grecco (União Brasil), Rafael de Angeli (PSDB), Marcos Garrido (Patriota) e Alcindo Sabino (PT), como acordado em Plenário, visitaram, na tarde de segunda-feira (19), as dependências do Centro de Pesquisa e Tratamento das Deformidades Bucofaciais (Cedeface), para tratar de um assunto muito importante: a manutenção do serviço.

Os parlamentares foram recepcionados pelo idealizador do projeto da entidade, Roberto Dela Coleta, que mostrou as instalações e falou sobre as atividades do Centro, das dificuldades enfrentadas, necessidades da instituição e os cancelamentos de procedimentos cirúrgicos, como já abordado na Tribuna Popular da 112ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 30 de maio.

Segundo Dela Coleta, um número significativo de procedimentos do Cedeface tem que ser feito em um hospital, devido à necessidade de intervenção apropriada caso aconteçam quaisquer intercorrências ou mesmo emergências. Porém, devido a problemas de ordem interna, hoje o Cedeface viabiliza muito menos cirurgias do que há alguns anos.

“Na participação da Tribuna Popular, quando o Dr. Dela Coleta falou sobre o Cedeface, ficaram algumas questões a serem esclarecidas e, por isso, viemos visitar a entidade, que é referência nacional para tratamento de deformidades bucofaciais, e saber das reais dificuldades enfrentadas. Fomos informados de que existe uma dívida de cerca de R$ 150 mil com o FGTS e com o INSS, o que inviabilizaria até mesmo o recebimento de emendas parlamentares”, pontuou Landim, acrescentando que “precisamos buscar uma solução, pois um serviço de excelência como o prestado pelo Cedeface tem que ser valorizado e estimulado”.

Após o detalhamento do atual cenário apontado pelo cirurgião, sensibilizados e imbuídos em encontrar uma alternativa, os vereadores se comprometeram a formar uma comissão de parlamentares para conversar com o prefeito Edinho Silva (PT) e tratar do assunto, assim como agendar uma reunião envolvendo vereadores, provedor da Santa Casa, representantes da Secretaria de Municipal de Saúde e a diretoria do Centro de Pesquisa, para saber qual a real relação do Sistema Único de Saúde (SUS) com o Cedeface e delinear os caminhos e os próximos passos para a manutenção e até a aplicação dos atendimentos na cidade.

Com informações do gabinete da presidência da Câmara Municipal 

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *