Araraquara

Campanha ‘Outubro Rosa’ firma parceria com Ambulatório de Saúde da Mulher

Campanha ‘Outubro Rosa’ firma parceria com Ambulatório de Saúde da Mulher

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

Lei do vereador Gerson da Farmácia busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama

IDN/Interior/Araraquara

Com cerca de 340 atendimentos mensais, o Ambulatório de Saúde da Mulher, mantido pela Prefeitura, é referência para mais de 26 municípios da região no tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer de pelve e mama. Autor da lei que institui a campanha “Outubro Rosa” no Calendário Oficial de Eventos do Município, o vereador Gerson da Farmácia (MDB), esteve no local, na quinta-feira (05), para discutir ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A ideia do parlamentar é promover palestras e produzir vídeos institucionais com a participação da equipe do ambulatório, composta por “profissionais capacitados e realmente comprometidos com o paciente”, conforme ressaltou. A proposta foi abraçada pelo médico responsável pela instituição, Welington Lombardi, e pela enfermeira responsável técnica, Beibilene Perlato Melo da Silva. “Estas campanhas são importantes porque, com o diagnóstico precoce, as cirurgias tendem a ser menos agressivas e o tratamento mais efetivo”, assegurou Lombardi.

Segundo o médico, desde a criação do Ambulatório, em 2008, mais de mil pacientes foram cadastradas para tratamento e acompanhamento semestral. Conforme explicado, o atendimento inicial se dá pela rede básica do município. Dependendo dos resultados dos exames, a paciente será encaminhada para a assistência especializada através de Guias de referência e Contra-Referência.

Benfeitorias

Na reunião com o parlamentar, a equipe fez algumas reivindicações para melhoria do atendimento. Com mastologistas, ginecologistas, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, faltam profissionais no setor de enfermagem. De dez profissionais, atualmente a instituição conta com apenas seis técnicos. Fora isso, foi levantada a necessidade de aquisição de balança digital, computadores e de identidade visual na fachada. Atualmente, não há qualquer sinalização que indique o nome da instituição na entrada do prédio. “Vou dirigir um ofício à Secretaria Municipal de Saúde solicitando essas melhorias”, disse Gerson.

Serviço:

Ambulatório de Saúde da Mulher. Avenida Osório, nº 184. Telefone: (16) 3331-3384.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *