Araraquara

Chediek acompanha seminário sobre mobilidade urbana

Chediek acompanha seminário sobre mobilidade urbana
Presidente da Câmara esteve presente em evento buscando mais informações para os estudos do Parque dos Trilhos

25NOV2016| 9:03
Imprensa CMA

O presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB) participou do V Seminário Internacional Frotas e Fretes Verdes, realizado no Hotel Intercontinental, na cidade de São Paulo, na tarde da última quarta-feira (23).

O ciclo de palestras “Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes” abordou temas como fomento ao transporte de passageiros sobre trilhos, veículos elétricos e geração solar fotovoltaica, estudo comparativo entre VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e BRT (Bus Rapid Transit – Transporte Rápido por Ônibus) e melhorias das redes de transporte para o crescimento econômico das cidades.

Chediek pôde conversar mais uma vez com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) Vicente Abate, mediador do debate, sobre questões relativas ao VLT, parte do projeto Parque dos Trilhos.

Segundo Abate, “trens de metrô e de superfície, VLTs, monotrilhos e aeromóveis, com tração elétrica, a ar e biodiesel privilegiam o meio ambiente e a revitalização urbana”.

“A adoção progressiva de modais mais eficientes para o transporte de passageiros, como as composições elétricas de metrôs, VLTs e trens suburbanos, que emitem 60% menos poluentes que os ônibus e 40% menos que os automóveis, deve ser perseguida”, entende Renato Meirelles, presidente da Construções e Auxiliar de Ferrovias (CAF) Brasil. “Precisamos dobrar, em 40 anos, o que a humanidade construiu em 4000. É fundamental resolvermos a questão da mobilidade urbana. Os trilhos ocupam 20 vezes menos espaço”, completou.

Estudos mostram que um trem de carga com 100 vagões, por exemplo, tira das estradas cerca de 360 caminhões, o que significa menos poluição e um menor número de acidentes.

Representando o diretor de Novos Mercados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANP Trilhos) Rodrigo Otaviano Vilaça, Cristiano Saito elencou as vantagens do VLT. “Requalificar um centro urbano, providenciar um transporte de superfície com qualidade, conforto e melhor acessibilidade, cortar drasticamente as emissões de poluentes e barulho, melhorar o compartilhamento do espaço público com o convívio de pedestres e ciclistas e otimizar os custos de investimento e operação. O VLT não polui e tem vida útil de 30 anos”, explicou.

“O conceito de planejamento urbano no Brasil ainda não faz parte de políticas públicas perenes. Precisamos saber planejar de forma integrada e de longo prazo”, disse o diretor executivo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) Carlos Cesar Meireles Vieira Filho.

Para o presidente do Legislativo, “o encontro foi positivo, pois tivemos a oportunidade de conferir diversos estudos de interesse para o desenvolvimento da cidade”, pontuou. “Também pudemos conversar com o Cristiano Saito, da ANP Trilhos, que provavelmente em janeiro nos fará uma visita para conhecer melhor o nosso projeto e sugerir ideias para começarmos a buscar recursos voltados à implantação do Parque dos Trilhos”, concluiu.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *