Educação & Cultura

Consumo consciente da água é tema de cartilha desenvolvida por alunas de Publicidade da Uniara

Trabalho foi realizado como parte das atividades da disciplina de Meio Ambiente


O consumo consciente da água foi tema de uma cartilha desenvolvida pelas alunas do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Mikaelli Vitória Broiano Alcântara, Letícia de Carvalho Buono e Fabricia Soares Rosa, como parte das atividades da disciplina de Meio Ambiente. O material foi apresentado em aula e entregue a uma escola estadual da cidade.

“Nosso trabalho foi uma cartilha para conscientização das crianças, e sua estética foi inspirada no filme ‘Tá Dando Onda’, no qual os personagens principais são estudantes pinguins. O processo de criação da história foi bem gratificante e nós nos divertimos bastante. Queríamos que ela tivesse uma pegada que atraísse as crianças ao lerem, e seguimos essa linha para criarmos algo descontraído e fofinho”, conta Alcântara, em nome do grupo.

Ela menciona que o projeto foi todo autoral, “desde a criação da narrativa até as artes que foram desenhadas à mão”. “A criação e distribuição de uma cartilha infantil sobre o consumo consciente da água é extremamente relevante. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental ao educar as crianças sobre a importância de se economizar água e cuidar desse recurso natural precioso”, destaca.

Por meio de informações claras e acessíveis, a cartilha busca conscientizar o público-alvo sobre a importância de se adotar comportamentos responsáveis em relação ao uso da água, segundo a estudante. “Além disso, ao compartilharem o conhecimento adquirido, as crianças podem influenciar suas famílias, amigos e comunidades, promovendo um impacto positivo na conservação da água. A ideia é formar uma nova geração comprometida com a sustentabilidade e engajada na proteção do meio ambiente”, explica Alcântara.

A disciplina de Meio Ambiente é ministrada pela professora Viviane Xavier Ferreira, que elogia os trabalhos desenvolvidos por toda a turma. “Foram projetos excelentes, que nos surpreenderam. Todos eles foram excepcionais, e acredito que houve muita dedicação por parte dos grupos. Percebemos que os alunos, muito mais do que o processo de ensino-aprendizagem, estavam bastante engajados e motivados, e ficaram mais envolvidos com o curso”, relata a docente.

Ela destaca que os graduandos chegaram a perguntar quando teriam essa aula novamente. “Esse feedback positivo, para nós, é muito importante”, diz a docente, mencionando que os trabalhos foram realizados em parceria com a disciplina de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, dos professores Solange Luiz e Eduardo Donato Alves.

A coordenadora da graduação, Eduarda Escila Ferreira Lopes, comenta que os trabalhos com metodologia baseada em projetos fazem parte da curricularização da extensão da Uniara e do curso, “e o resultado foi uma entrega de materiais de qualidade à comunidade”. “Os alunos e docentes tiveram muito êxito nas escolhas com lindos trabalhos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *