Gastronomia & Saúde

Cuidado com o excesso de curcuma: veja quando é preciso moderar o consumo

Tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Ainda assim, deve ter cuidado com a quantidade

Cúrcuma é uma especiaria com muitos benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória e antioxidante. No entanto, o consumo em excesso pode trazer alguns problemas, principalmente para pessoas com certas condições de saúde.

Segundo a revista Sportlife, ingerir quantidades moderadas de curcuma é seguro para a maioria das pessoas.

No entanto, doses exageradas podem causar efeitos colaterais, como:

Problemas de coagulação sanguínea: a curcuma tem propriedades anticoagulantes, que podem interferir na coagulação. Por isso, pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes devem moderar o consumo de cúrcuma.

Problemas gastrointestinais: algumas pessoas podem sentir dores de estômago, azia ou irritação estomacal ao consumir grandes quantidades de curcuma.

Interações medicamentosas: a curcuma pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, anti-inflamatórios e medicamentos para diabetes. Por isso, é importante consultar o médico antes de consumir curcuma se estiver tomando algum medicamento.

Gravidez e amamentaçãonão há estudos suficientes para avaliar a segurança do consumo de curcuma durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é recomendado que mulheres grávidas ou que estejam amamentando consultem o médico antes de consumir curcuma.

A quantidade diária recomendada de cúrcuma é de 1 a 3 gramas. Essa quantidade pode ser dividida em várias porções ao longo do dia. A curcuma pode ser consumida em pó, fresca ou em suplementos.

| IDNews® |Beto Fortunato |  NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *