Araraquara

Educação responde sobre equipamentos eletrônicos em uso

Educação responde sobre equipamentos eletrônicos em uso

Entendendo a importância dos equipamentos eletrônicos, vereador João Clemente (PSDB) fez questionamentos ao Executivo


No dia 22 de julho, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou o Requerimento nº 676/2021 à Prefeitura, solicitando informações sobre os equipamentos eletrônicos (microcomputadores, notebooks, tablets, impressoras), sob a guarda da Secretaria Municipal de Educação.

“Experenciamos um mundo no qual os aparelhos eletrônicos se perfazem em parte significativa dos recursos materiais utilizados pelos colaboradores da Prefeitura no atendimento à população. Entender a condição atual de referidos equipamentos, os contratos vigentes, e demais meandros do assunto é medida de salutar proposição”, argumentava o parlamentar.

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que a Secretaria conta, atualmente, com cerca de 1.140 equipamentos. “Os microcomputadores e notebooks, em um total de 1.065, são tocados pela Secretaria de Educação. Quanto às impressoras, em torno de 75, algumas foram adquiridas pelas próprias escolas, com recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) federal e municipal, outras foram compradas ou locadas pela Secretaria da Educação.”

Segundo a secretária, o custo mensal dos equipamentos locados hoje é de R$ 44.625,06. “Neste custo, já estão incluídos os serviços de manutenção e reposição por furto ou roubo. Grande parte dos equipamentos eletrônicos sob tutela da Secretaria de Educação são locados, porém aqueles que são comprados, principalmente impressoras, têm um custo de manutenção em torno de R$ 600,00 anual, por equipamento. A maioria dos aparelhos eletrônicos desta Secretaria está em uso há mais de 10 anos, portanto obsoletos, com exceção dos oriundos de contratos recentes”, detalha.

Sobre as manutenções de hardwares, Clélia explica que elas são feitas durante o ano todo, conforme problema apresentado pelo equipamento. “Quanto ao software, as atualizações são feitas sempre que disponíveis pelo próprio sistema e quando apresenta erro de execução, por conta do mau funcionamento do hardware.”

De acordo com a secretária, todos os contratos vigentes estão disponíveis no Portal da Transparência, no site da Prefeitura Municipal de Araraquara, no www.araraquara.sp.gov.br/transparencia-secretaria-da-educacao/portal-da-transparencia-educacao. Ela finaliza dizendo que não há contratos vigentes para manutenção de equipamentos locados, pois o serviço já está incluso no contrato de locação.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *