Educação & Cultura

Encerramento do 14º Ler é a Solução, da Pedagogia presencial da Uniara, proporciona noite marcante

Evento foi realizado na última sexta, dia 14 de outubro, na unidade I da universidade


Na última sexta-feira, dia 14 de outubro, a graduação de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu o encerramento da 14ª edição do curso de extensão universitária “Ler é a Solução”, em parceria com os cursos de Pedagogia a distância, Biologia, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Design Digital, além do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – Mestrado em Educação – da instituição. O evento foi realizado no auditório principal da unidade I da universidade.

“Foi uma noite muito agradável. Na abertura, a chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, falou sobre a importância desse projeto para a formação de nossos alunos leitores”, relata a coordenadora do curso de Pedagogia presencial, Adriana do Carmo Bellotti.

Ela conta que “um momento emocionante foi a apresentação cultural da turma do quarto ano da graduação”. “Elas apresentaram duas músicas em Língua Brasileira de Sinais – Libras, e a culminância desse evento veio com a palestra ‘Imagem, palavra e tradução: um diálogo entre o verbal e o não verbal’, ministrada pelo publicitário, fotógrafo e escritor Lucas Abi Rached Tannuri”, detalha a docente.

A realização do evento que, neste ano, teve mais de duzentas inscrições, deixou boas impressões aos presentes, de acordo com a docente. “Com o auditório repleto de alunos e demais interessados, o projeto Ler é a Solução teve seu encerramento neste ano de 2022 já na expectativa para sua próxima edição no próximo ano”, destaca.

Ler é a Solução

A abertura do projeto foi realizada no dia 11 de maio. “Funciona da seguinte forma: o estudante escolhe três livros indicados pelos professores-orientadores de seu curso, faz a leitura dessas obras e realiza um relatório, que é avaliado pelo respectivo docente-orientador, verificando se o discente está apto a receber o certificado de conclusão de quarenta horas”, resume Bellotti.

Ela considera a 14ª edição do “Ler é a Solução” um sucesso, “principalmente por ter proporcionado aos estudantes a oportunidade de leitura desinteressada, oferecendo-lhes condições de compreenderem as temáticas do ponto de vista científico, estético, ético e político”.

Ler é, de fato, a solução, segundo a professora. “O sujeito que tem o hábito da leitura estimula a sua criatividade, exercita o cérebro, melhora a concentração e memorização, amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais, desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita, desperta o senso crítico e é transportado para um outro universo enquanto lê. Enfim, os benefícios da leitura são inúmeros, tanto para os estudantes quanto para qualquer pessoa”, finaliza Bellotti.

Informações sobre os cursos da Uniara estão disponíveis no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *