Educação & Cultura

Alunos de Fisioterapia da Uniara têm trabalho selecionado para apresentação no 22º CONIC

Evento será realizado entre os dias 8 e 11 de novembro, no formato online


Os estudantes do oitavo semestre do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Carolina de Paula, Elisama Cavalcante Fuzzatti Sarôa e Rafael Sargentini, tiveram um trabalho selecionado para apresentação no 22º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-Semesp, que será realizado entre os dias 8 e 11 de novembro, no formato online. O projeto é orientado pelo professor André Capaldo Amaral e coorientado pelo docente Maurício José Falcai.

Intitulada “Influência aguda da automobilização miofascial com rolo de espuma sobre a flexibilidade muscular”, a pesquisa será apresentada por Sargentini no dia 9. O grupo conta que “o trabalho tem o objetivo de avaliar quais os efeitos relacionados à flexibilidade e força muscular de uma técnica de massagem – mobilização miofascial – realizada pelo próprio indivíduo com um rolo de espuma nos músculos posteriores da coxa”. “Realizamos uma avaliação de alongamento, um teste de força dos músculos da região posterior da coxa e a técnica de automassagem”, detalham os estudantes.

As técnicas de automobilização miofascial, de acordo com eles, vêm sendo aplicadas no meio esportivo, principalmente com a utilização do rolo de espuma. “Porém, a técnica ainda carece de um consenso sobre seus efeitos na flexibilidade e força muscular. No total, serão recrutadas trinta mulheres clinicamente saudáveis, com faixa etária entre dezoito e trinta anos e que não praticam exercício físico. Até o momento foram concluídas 21 voluntárias, e os resultados parciais demonstraram que são fortes os indícios de que a técnica de automobilização miofascial com rolo de espuma não exerce influência sobre a flexibilidade e força muscular dos músculos posteriores da coxa”, relatam.

Paula, Sarôa e Sargentini contam que as voluntárias terão conhecimento sobre o grau de força e alongamento de seus músculos, e também o treinamento e vivência para a prática de uma técnica autoaplicável com o rolo de espuma, que poderão inserir em sua rotina diária. “E a comunidade científica terá uma melhor compreensão sobre os efeitos da técnica em relação à flexibilidade e a força”, completa o trio, mencionando que a pesquisa também será apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Amaral detalha que o projeto de seus orientandos teve início em 2021. “Ele explora uma técnica que normalmente presenciamos os atletas usarem. É um rolinho de espuma chamado foam roller, que supostamente tem a finalidade de fazer um relaxamento dos músculos, destinado para casos de tensão miofascial, que são muito comuns em atletas de alto desempenho ou em atividades esportivas mais intensas. Eles usam esse rolinho para mobilizar o músculo e a face, supostamente proporcionando um relaxamento e melhorando a mobilidade muscular”, explica o docente.

De acordo com ele, por carência de informações científicas a respeito da efetividade dessa técnica, “modelamos essa metodologia para explorar qual é o real benefício desse rolinho na função muscular”. “É um projeto que está em andamento, sendo que faltam alguns voluntários para concluirmos esse projeto, e o que temos encontrado, até o momento, já com aproximadamente 70% a 80% dos voluntários concluídos, é que essa técnica não proporciona nenhuma mudança na força do músculo e também não interfere na capacidade desse músculo de se alongar – amplitude de complemento muscular -, tornando-a, pelo que temos encontrado, quase inefetiva para essas situações”, finaliza Amaral.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o 22º CONIC, realizado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Semesp, estão disponíveis no endereço www.semesp.org.br/conic.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *