Araraquara

Equoterapia deveria beneficiar pacientes do SUS em Araraquara

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) questiona disponibilidade, atendimento e parcerias para que pessoas com deficiência tenham acesso a esse recurso terapêutico

Foto: Freepik

A equoterapia é um recurso terapêutico bastante conhecido pelo uso de cavalos em abordagens interdisciplinares nas áreas de saúde, educação e equitação. As atividades realizadas buscam o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, conforme informações da Associação Nacional de Equoterapia (Ande).

Compreendendo a importância da prescrição desse tratamento para pessoas com deficiências ou necessidades especiais, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento nº 1.027/2023, pedindo ao Município informações referentes à oferta e acesso ao atendimento para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as justificativas apresentadas, o parlamentar destaca que “a equoterapia propicia inúmeros efeitos benéficos para crianças no que se refere à motricidade e aos aspectos cognitivos e psicológicos, visto que as atividades propostas pela terapia com cavalos trazem ganhos de equilíbrio, concentração e postura”.

Nos questionamentos apresentados, Angeli pede detalhes sobre a disponibilidade da terapia pelo SUS em Araraquara; número de pacientes atendidos divididos por idade e condições clínicas; parcerias e convênios estabelecidos entre o Município e entidades que oferecem equoterapia; existência de filas de espera e, em caso afirmativo, a quantidade de pacientes que esperam por atendimento.

“Acreditamos que compreender a disponibilidade desse tratamento, o número de pacientes atendidos, parcerias estabelecidas e possíveis filas de espera é essencial para assegurar uma assistência eficaz e inclusiva para todos os que necessitam”, conclui o vereador Rafael de Angeli.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *