Araraquara

Ex-bolsista do Senac Araraquara deixa trabalho de faxina para se tornar empreendedora

| IDNews | Fernanda Chiossi

Depois de superar inúmeras dificuldades, como a de viver em situação de rua, ex-aluna comemora, orgulhosa, a sua capacidade de se reinventar

Lilian Karina de Souza, 40 anos, lutou para realizar o sonho de ser empresária. Ela passou sua infância e adolescência quase que totalmente dentro de um orfanato na cidade de Matão e, ao completar 18 anos, não houve alternativa a não ser trabalhar para se sustentar. Mesmo enfrentando situações difíceis nesse período, como morar na rua e fazer faxina em troca de um prato de comida, sua esperança nunca desapareceu.

 Em 2013, por orientação de uma de suas patroas, resolveu tentar uma bolsa de estudos para o curso Técnico em Estética do Senac Araraquara. Obteve sucesso e ingressou na unidade por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). “Como é uma capacitação concorrida, fiquei um bom tempo tentando me inscrever pelo site da instituição. Quando me ligaram dizendo que fui aceita, até pensei que fosse mentira. Depois, a felicidade por ter a chance de estudar falou mais alto”, conta.

No entanto, os primeiros meses não foram fáceis. Assim que ingressou na unidade, Lilian sentiu a necessidade de procurar a ajuda de um psicólogo, pois não conseguia se relacionar com as pessoas devido aos problemas do passado. “Contei a minha história para a assistente social da prefeitura e recebi, também, durante os três anos do curso, todo o apoio do Senac para aprender a lidar com os colegas de sala. Isso mostra como a instituição é diferenciada e auxilia o aluno no âmbito pessoal.”

Conciliando o trabalho como diarista e a rotina das aulas, Lilian não abriu mão dos estudos nem no período de férias do curso. “Aproveitei o tempo livre para fazer outras capacitações de curta duração na área. Enquanto todos estavam descansando, eu estava estudando. Não queria parar.”

Quando concluiu a qualificação, ela se sentiu segura para deixar as faxinas de lado e focar apenas no que gostava. Trabalhou por seis meses em um salão da cidade, mas percebeu que precisava abrir o próprio negócio.  “Com o dinheiro que poupei, comprei os aparelhos necessários para montar uma sala de estética completa e, aos pouquinhos, fui reformando o quarto no fundo de casa para atender clientes.”

Quando a pequena clínica ficou pronta, um desafio começou. “Convidei as pessoas para conhecer o espaço. A princípio fiquei insegura, já que passei boa parte da infância escutando que não seria nada. Resolvi arriscar e deu certo!”.

Atualmente, a ex-aluna atende cerca de 40 pessoas por mês e oferece os serviços de drenagem, massagem, depilação e bronzeamento artificial. “Quando olho para o passado e vejo o quanto o Senac ajudou a mudar a minha vida, sinto um orgulho imenso de mim mesmo e da minha capacidade de me reinventar. Além disso, sou muito grata à unidade por tudo que me proporcionou”, comemora agradecida.

 

Serviço:

Senac Araraquara

Local: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *