Araraquara

Exposição na Câmara reúne maquetes produzidas por internos da Fundação Casa

“Construção de Maquetes: Sustentabilidade e Aprendizado” foi aberta na terça-feira (11) e vai até dia 1º de agosto no saguão da sede do Legislativo


A exposição “Construção de Maquetes: Sustentabilidade e Aprendizado”, aberta no saguão da Câmara Municipal na última terça-feira (11), reúne trabalhos produzidos por cerca de 50 internos da Fundação Casa de Araraquara que são alunos da Escola Estadual “Lysanias de Oliveira Campos”, da Vila Xavier.

Desenvolvido por estudantes do ensino fundamental e do ensino médio que cumprem medida socioeducativa, o projeto teve a finalidade de facilitar a aprendizagem dos jovens nas áreas de Ciências (energia elétrica, energia eólica, energia solar, sustentabilidade e reciclagem) e Matemática (unidades de medidas, área e perímetro).

As maquetes estarão expostas na Câmara (Rua São Bento, nº 887, Centro) até o próximo dia 1º de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

“Existe uma potência enorme de mudança na vida de vocês [alunos]. Não é uma simples maquete. Aqui pode ter um designer de interiores, um arquiteto, um engenheiro. Desejo que essa exposição seja só o começo de uma nova história a ser contada por vocês”, afirmou a vereadora Fabi Virgílio (PT), que intermediou a organização da exposição.

Quatro alunos estiveram na abertura e representaram o grupo de autores do trabalho. “Foi legal fazer esse trabalho em equipe. Aprendi a mexer com régua, a medir as coisas. Aprendi com as professoras e com meus colegas. Um ajudou o outro”, disse um dos adolescentes.

O projeto teve coordenação de duas professoras: Luciana Cristina de Almeida (Ciências) e Patrícia Souza Compri (Matemática). “É com muita alegria que a gente expõe esse trabalho desenvolvido durante o 2º bimestre. A gente teve essa ideia no final do 1º bimestre, porque a gente sentiu que a sala de aula estava um pouco cansativa. Nós produzimos as maquetes utilizando material reciclável. Os alunos colaboraram muito, se engajaram, ficaram muito felizes. Além de tudo, aprenderam a trabalhar em equipe e a cooperar”, declarou Luciana.

A escola “Lysanias de Oliveira Campos” é dirigida por Edegar Junqueira e tem coordenação pedagógica de Patrícia de Oliveira. A unidade é uma escola vinculadora, ou seja, possui parceria com a Fundação Casa para ministrar aulas a internos que cumprem medidas socioeducativas.

O diretor da Fundação Casa de Araraquara, Welberth Drumond, ressaltou a parceria com os órgãos municipais. “Muitos munícipes de Araraquara não conhecem o trabalho que é realizado na Fundação Casa, mas é um trabalho que vem se destacando. Agradeço às professoras pelo trabalho realizado com os adolescentes. Agradeço à Prefeitura, à Câmara e aos profissionais da Fundação Casa”, afirmou. A unidade de Araraquara abriga 75 adolescentes.

O assessor especial de Políticas para Juventude da Prefeitura, Igor Emídio, também parabenizou os responsáveis pela exposição. “O trabalho ficou sensacional. Se em algum momento nós, enquanto Estado, falhamos, nós também temos todas as oportunidades para que possamos recuperar as pessoas”, observou.

Também estiveram presentes na abertura da exposição o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), e os vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Hugo Adorno (Republicanos) e Marchese da Rádio (Patriota); pela Fundação Casa, Cibele Rodrigues de Melo (encarregada técnica) e Juliana Leite de Oliveira (referência da área escolar); e a gerente do programa municipal “Filhos do Sol” e do Centro Municipal da Juventude, Flávia Santana.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *