Araraquara

Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência se reúne com Executivo 

Transporte público foi um dos assuntos debatidos, bem como ferramentas digitais para facilitar serviços e cadastro da pessoa com deficiência


Ações e políticas públicas para pessoas com deficiência e doenças raras foram debatidas em reunião realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde da quinta-feira (21). O encontro foi organizado pelos vereadores Marchese da Rádio (Patriota), Luna Meyer (PDT) e Emanoel Sponton (Progressistas), membros da Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras. O transporte público para as pessoas com deficiência foi um dos temas debatidos pelos parlamentares com os membros do Executivo, Renato Ribeiro, coordenador de Direitos Humanos, e Débora Félix, assessora de Políticas Para Pessoas com Deficiência.

Para Marchese, presidente da Frente Parlamentar, a questão do transporte público para pessoas com deficiência é um tema muito importante a ser debatido. “Precisamos garantir essa política em sua integralidade. Segundo a Prefeitura, o transporte público para as pessoas com deficiência está em funcionamento. Entretanto, o serviço que é oferecido pelo programa Porta a Porta, suspenso desde o início da pandemia da Covid-19, ainda não retornou”, afirmou. De acordo com o vereador, “muitas pessoas têm reclamado sobre a suspensão deste serviço de transporte, e por causa disso estão deixando de fazer procedimentos de saúde, como fisioterapia, por exemplo”.

Luna e Sponton também levantaram algumas demandas, que foram debatidas na reunião. Ferramentas digitais com o objetivo de fortalecer as ações para essa parcela da população em Araraquara foram apresentadas aos responsáveis pela pasta de Direitos Humanos, que entenderam a sua importância para o avanço das políticas públicas.

“A tecnologia deve ser usada a favor da comunidade. Podemos pensar em opções que contribuam para evidenciar o cadastro da pessoa com deficiência. Assim, poderemos ter um levantamento mais específico para trabalhar as ações e serviços direcionados”, frisaram Marchese e Sponton.

Luna explicou que a Frente Parlamentar reúne vereadores em torno de uma causa justa e necessária. “Estamos juntos unindo esforços. Temos a obrigação de encontrar meios junto ao Executivo e outras entidades da cidade para melhorar a vida das pessoas com deficiência e doenças raras. Existem, por exemplo, algumas patologias que ainda não são discutidas no dia a dia, porém elas existem e devem ser integradas no sistema de saúde pública. É sobre isso e outras questões relacionadas ao tema que vamos trabalhar”, disse.

Ribeiro e Débora se colocaram à disposição dos vereadores para discutir as demandas e necessidades relacionadas ao tema. “Estamos buscando avanços e acreditamos que essa parceria é importante para toda a comunidade”, finalizou o coordenador.

Com informações da assessoria de gabinete do vereador Marchese da Rádio (Patriota)

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *