Politica

Governo tenta barrar votação de impeachment no domingo (17)

Governo tenta barrar votação de impeachment no domingo (17), o pedido tem como objetivo induzir a Suprema Corte a estabelecer um rito para a votação do impedimento em plenário e evitar que o peemedebista crie regras

É possível que o Governo peça ao STF (Supremo Tribunal Federal) que evite que as regras da votação do impeachment sejam estabelecidas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com a publicação da Folha de S. Paulo, o pedido tem como objetivo induzir a Suprema Corte a estabelecer um rito para a votação do impedimento em plenário e evitar que o peemedebista crie regras que influenciem deputados federais a se posicionarem à saída da petista.

A ideia é que a medida seja protocolada nos próximos dias por parlamentares do PT ou do PCdoB, evitando que o governo entre de maneira antecipada na estratégia de judicializar o processo de impeachment, o que deve ocorrer apenas ao fim do trâmite na Câmara.

O peemedebista pretende marcar a votação para o dia 17 de abril, um domingo, para coincidir com uma possível manifestação em frente ao Congresso e permitir uma maior audiência televisiva que poderia constranger os contrários ao impeachment.

O Planalto defende que seja repetido no caso da petista o rito adotado na votação de afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Na época, o então presidente da Casa Legislativa, Ibsen Pinheiro, marcou a votação para um dia de semana e fez a chamada por ordem alfabética.

i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *