Araraquara

Moradores do Residencial Alamedas pedem socorro 

Vereador Aluisio Boi (MDB) ouviu relatos sobre problemas com motos aos finais de semana, drogas e sujeira no entorno de praça pública

Motos empinando, trafegando em alta velocidade e fazendo muito barulho estourando o escapamento em meio a crianças brincando e soltando pipa. Consumo de drogas em praça pública em meio a crianças brincando no espaço. Roubos de materiais em casas em construção. Essas são algumas das situações relatadas ao vereador Aluisio Boi (MDB), vice-presidente da Câmara, que foi chamado pelos moradores das proximidades da Praça do Futuro, no Residencial Alamedas, no extremo leste da cidade de Araraquara, acima dos bairros Altos de Pinheiros e Parque São Paulo.

E os problemas vão além, como relatou a moradora Mari Nascimento: “O movimento e o barulho dessas motos no final de semana atrapalha os cultos de dois templos no entorno da praça. Tem um senhor que limpa a praça. Toda semana, ele está encontrando muita sujeira e pinos de cocaína”, descreveu.

Daiane Rodrigues, outra moradora, disse que ‘é preciso cortar o mal pela raiz’. “Senão, depois ninguém aguenta. Até homem totalmente nu andando pela praça em meio às crianças nós já avistamos aqui.”

O vereador Boi chamou os secretários municipais João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública) e Nilson Carneiro (Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana), que apresentaram algumas medidas que serão tomadas já nos próximos dias. “Algumas lombadas serão implantadas no entorno da praça para dificultar a velocidade das motos. Vamos colocar também placas informando que há o monitoramento por câmeras e que serão aplicadas multas através das imagens. É preciso dar uma intensificada na sinalização horizontal”, comentou Carneiro.

Já Nogueira Júnior anunciou que o bairro terá uma ligação com a rodovia SP-255 (Antônio Machado Sant’Anna), o que deve atrair desenvolvimento para a região, que não tem nenhum tipo de comércio, mesmo os mais básicos. “Vamos implantar aqui um totem, com câmera, microfone e alto-falante, para comunicação direta com a Guarda Civil Municipal, onde o cidadão vai poder passar a ocorrência em tempo real para a segurança pública”, afirmou o secretário, que indicou ainda que os moradores podem ligar no telefone 181 para fazer denúncia sem precisar se identificar. Ele propôs que os moradores criem o grupo “vizinhança solidária”, no WhatsApp, para que se comuniquem entre eles sobre a segurança no bairro, tendo ainda um representante da Guarda Municipal no grupo. O secretário comentou que grupos como este atuavam próximo à Fazenda Salto Grande. Depois foram para o Jardim Brasília e agora estão naquela região da cidade. “Quando as ações públicas chegam, eles mudam de lugar”.

Para o vereador Aluisio Boi, o bem tem que ocupar o espaço. “A população tem que denunciar e reivindicar ao poder público que aplique políticas públicas no bairro, para que esses problemas não tomem conta do espaço. Com as medidas que as duas secretarias vão tomar na região, acredito que a situação melhore muito”, concluiu.

As medidas que serão adotadas constam das Indicações nº 4431, 4432, 4438, 4472 e 4473, todas de 2023, encaminhadas à Prefeitura, registrando as necessidades.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *