Educação & Cultura

Museu Metropolitan cogita vender obras de arte para enfrentar crise da Covid

Museu Metropolitan cogita vender obras de arte para enfrentar crise da Covid

Segundo o New York Times, o museu começou conversas com casas de leilão e curadores da casa sobre o assunto


O museu Metropolitan, de Nova York, que enfrenta um déficit que deve chegar aos US$ 150 milhões em razão da pandemia de coronavírus, cogita vender obras de arte para ajudar na manutenção de seu acervo.

Segundo o New York Times, o museu começou conversas com casas de leilão e curadores da casa sobre o assunto.

Max Hollein, diretor do Met, disse em entrevista ao jornal que “este é o momento em que precisamos manter nossas opções em aberto” e que “seria impróprio não considerar isso enquanto ainda estamos nesta situação nebulosa”.

O Met não é o único museu a avaliar essas vendas para lidar com a crise financeira gerada pelo fechamento durante a pandemia. Como mostrou reportagem da Folha, museus chegaram a vender obras para evitar fechar as portas de vez durante a crise.

A tela “Portratir of Sir David Webster”, do britânico David Hockney, por exemplo, foi leiloada para angariar fundos para o Royal Opera House, em Londres.

Até a pandemia, a Associação dos Diretores de Museu de Arte dos Estados Unidos vetava que o dinheiro dessas vendas fosse usado para financiar custos operacionais, como o pagamento de salários e a manutenção do acervo, que é o caso do Met.

Mas esse movimento se tornou viável depois que o órgão reconheceu a “crise sem precedentes” em 2020 e afrouxou as regras.

| IDNews® | Folhapress | Via Notícias ao Minuto |Brasil

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *