Araraquara

“Nasce uma criança, planta-se uma árvore” promove plantio de 1.997 mudas no Jardim Paraíso 

Projeto foi aprovado na Câmara Municipal a partir de propositura do então vereador e atual secretário do Meio Ambiente, José Carlos Porsani


Pelo segundo ano consecutivo, os nascimentos dos novos araraquarenses são celebrados com o plantio de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O programa “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore” promoveu, na manhã desta segunda-feira (12), o plantio de 1.997 árvores no Rodoanel Norte-Oeste “Dr. Otávio Arruda Camargo”, no Jardim Paraíso.

“A primeira rua, dos dois lados, é toda de ipê roxo. Imaginem como vai ficar bonito este terreno aqui”, comemora o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Porsani. “Um dia o Joaquim vai passar por aqui e ver a árvore que a mamãe plantou em nome dele”, acrescenta, referindo-se a um dos bebês presentes à cerimônia que marcou a realização do programa.

A mãe de Joaquim, Laís Stéfani Bruno, ocupou a frente de honra representando as mães das crianças nascidas entre janeiro e setembro de 2022: “Que esta homenagem ao nascimento do meu filho possa ser um incentivo para o cuidado com o meio ambiente”, comemora.

O projeto, que virou a Lei 10.050/2020, nasceu na Câmara Municipal por proposta de Porsani, então vereador. “É muito bom quando a gente vota um projeto na Câmara e ele se materializa”, aponta o presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), que completa: “Estamos terminando um ano muito difícil, de desemprego, perdas de vidas e outros sofrimentos. Que possamos cuidar uns dos outros como essas mães vão cuidar das crianças e a cidade vai cuidar das árvores. É o meu desejo para o novo ciclo que está chegando em 2023”.

Durante o evento, Porsani explicou que o ponto mais sensível do programa é a manutenção das plantas, que foram mais uma vez doadas pela Usina Santa Cruz. Para isso, a Secretaria firmou parceria com a empresa Dantas Ambiental, responsável pelos cuidados das plantas por três anos, período após o qual terão condições de continuar o próprio desenvolvimento.

O envolvimento da comunidade, porém, é fundamental para o sucesso do programa, como lembra o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas): “O simbolismo do projeto é muito forte: cada bebê nascido é uma nova vida, é o futuro materializado nessas árvores. É muito importante que a população nos ajude a preservar esse espaço, pois o meio ambiente é responsabilidade de todos nós”.

O encontro de hoje marcou a terceira fase do programa. No ano passado, foram plantadas 2.227 mudas, referentes aos nascimentos entre março e dezembro de 2021. No total, já foram plantadas 5.493 árvores desde o início do projeto.

Participaram do evento os vereadores Paulo Landim (PT) e Carlão do Joia (Patriota), além de representantes do Executivo e servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *