Araraquara

No Dia do Idoso, Edinho reafirma compromisso com a terceira idade

No Dia do Idoso, Edinho reafirma compromisso com a terceira idade
Candidato a prefeito que criou o Centro de Referência do Idoso vai retomar e ampliar políticas públicas, com a implantação do Centro de Convivência da Melhor Idade

17.53| 27SET2016
Edinho Silva

O candidato a prefeito Edinho Silva, da coligação “O Melhor para Araraquara” (PT, PP, PR e PCdoB), reafirmou que seu governo terá diversas ações voltadas à população idosa, que recebe atenção especial nessa semana por ocasião do Dia do Idoso, comemorado na terça, 27, e do Dia Internacional do Idoso, em 1° de outubro.

“Olharemos muito para os idosos, assim como foi quando governei Araraquara e implantamos o Conselho Municipal do Idoso e o Centro de Referência do Idoso, com fisioterapia, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, geriatra, equipes de enfermagem e educação física”, lembrou Edinho.

O candidato ressaltou que seu governo será novamente de inclusão social e que, assim como no período em que foi prefeito, os idosos terão voz nas decisões sobre investimentos, por meio das plenárias do Idoso no Orçamento Participativo (OP). “O Centro de Referência do Idoso foi uma reivindicação atendida por meio do Orçamento Participativo”, acrescentou.

Edinho lembrou ainda que as praças eram bem cuidadas, assim como as áreas de lazer, que eram utilizadas para os programas de ginástica e as oficinas de danças voltadas à população idosa. “Na saúde, fazíamos o controle preventivo de hipertensão e diabetes, com distribuição gratuita de medicamentos. É muito triste ver que essa estrutura foi abandonada. Mas vou trazer tudo isso de volta e quero muito mais”, afirmou.

A Vila dos Idosos, com 33 quitinetes, no Jardim Paulista, também foi construída no governo Edinho, assim como a piscina aquecida na Ferroviária, voltada para a população da terceira idade e para deficientes físicos.

Centro de Convivência

Além de trazer de volta os programas que foram interrompidos pelo grupo político que governa Araraquara há oito anos, Edinho vai avançar nas políticas públicas para idosos, com a implantação do Centro de Convivência da Melhor Idade. “Vamos criar um Centro em cada região da cidade, para que os idosos passem o dia, com acompanhamento médico, psicológico, alimentação, oficinas esportivas e culturais”, explicou Edinho.

O Programa de Governo de Edinho para Araraquara prevê ainda a implantação do Programa de Internação Domiciliar voltado aos idosos, com ampliação das visitas de profissionais de diversas áreas.

Em seu governo, Edinho também vai criar programas de capacitação do cuidador informal, junto a profissionais que trabalham na área, além de promover ações de combate à violência contra o idoso e projetos de formação continuada para os funcionários públicos, para que valorizem e atendam com respeito a pessoa idosa.

Por fim, serão criados cursos de capacitação e qualificação profissional, com o objetivo de aproveitar os potenciais e habilidades dos idosos para atividades regulares e remuneradas.

Atualmente, os idosos representam aproximadamente 12% da população de Araraquara. Em 1991, a expectativa de vida na cidade era, em média, de 70 anos. O dado mais recente, de 2010, mostra que o índice de longevidade na cidade subiu para 77 anos.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *