Brasil

Pesquisador do CDMF ministra minicurso e seminário no Instituto Federal de Minas Gerais

Pesquisador do CDMF ministra minicurso e seminário no Instituto Federal de Minas Gerais

IDnews | Brasil | José Angelo Santilli

IDN/Pesquisas

O pesquisador Wagner B. Bastos, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), ministrou o minicurso “Modelamento 3D – TinkerCAD” e apresentou o seminário “A Física por trás da Eletricidade, Circuitos Básicos e Aplicações” para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Avançado de Carmo de Minas.

Ambos os eventos foram também abertos à comunidade local e cidades vizinhas. A meta básica foi a difusão da ciência aplicada e usada nos laboratórios de eletrônica e as tecnologias atualmente disponível. Esta meta é um dos principais pilares que o CDMF vem construindo ao longo do tempo dentro do seu projeto CEPID, além do desenvolvimento da ciência e tecnologia no país.

O minicurso visou apresentar de forma simples os princípios e as aplicações da modelagem 3D, e propiciou o primeiro contato desta tecnologia aos alunos do IF, onde aprenderam a criação de peças que serão usadas durante os seus projetos no Espaço Maker através da impressora 3D adquirida recentemente pelo instituto. Para isto, foi usando o software livre chamado TinkerCAD, um programa online e que usa tecnologia nas Nuvens. As grandes vantagens deste software são o seu rápido aprendizado e a possibilidade de seu uso em qualquer computador conectado à internet apenas tendo uma conta de e-mail.

O seminário teve como meta apresentar e ilustrar a física básica da eletricidade no entendimento e aplicação de circuitos eletrônicos associados a diversos tipos de sensores e atuadores usados em conjunto com o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre.

Os recursos usados em ambos os eventos são tendências tecnológicas atualmente empregadas no desenvolvimento de projetos e no ensino de eletrônica às crianças e jovens em escolas pelo mundo.

Nesta etapa, tiveram o apoio dos professores Gilze Belém Chaves Borges (Química), Luís Gustavo Martinez Santos (Biologia), Juliete Aparecida Ramos Costa (Informática) que fazem parte dos projetos integrados do campus e da construção do Espaço Maker. Além da comissão de Inovação formada pelas professoras Renata Maciel dos Reis (Matemática) e Isabel Bento (Física) que também faz parte da equipe de desenvolvimento do Espaço Maker do instituto.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *