AraraquaraSLIDER

Pessoas surdas representadas no COMDEF em Araraquara

Pessoas surdas representadas no COMDEF em Araraquara
Presidente do órgão deliberativo municipal convida Instituto Idioma Surdo a participar do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

22SET2017|  7:18 - Théo Bratfisch - Foto: Théo Bratfisch

O COMDEF foi reativado em agosto desse ano, por meio de Portaria da Prefeitura Municipal, com posse aos 32 membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Araraquara, com mandato de dois anos e composto por representantes de 14 órgãos públicos e de 12 entidades, instituições, representantes da sociedade civil e das entidades sociais de Araraquara, Instituto dos Cegos Santa Luiza, PARA-DV, Lar Nosso Ninho, APAE, AAEE – Atendimento Educacional Especializado, UDEFA – Deficientes Físicos e representantes do segmento da população para deficiências e transtornos mentais graves.

Compete ao Comdef em conjunto com a administração municipal e demais órgãos de proteção, propor medidas protetivas que visem a defesa dos direitos das pessoas com deficiências e transtornos mentais graves, a eliminação das discriminações e a inserção na vida socioeconômica, política e cultural. Prioridade do Comdef será a implantação do equipamento público municipal Centro Dia para oferecer o acolhimento necessário, com oficinas terapêuticas, espaço para crianças e mães, leitos para cadeirantes e atendimento que inclua as pessoas com deficiência intelectual, entre outros, se torna obrigatório ao município por força de Lei a fornecer atendimento público com cuidadores especializados às pessoas com necessidades especiais ou cuidadores individuais em casa.

A estimativa de orçamento municipal para política de assistência às pessoas com deficiência para os próximos três anos será apresentada na Câmara Municipal até o dia 30 de setembro, onde define os recursos a serem destinados ao Centro Dia e às demais políticas públicas municipais a serem definidas junto ao Comdef.

A pré-conferência municipal das pessoas com deficiência foi realizada na APAE, em 21 de setembro de 2017 e comemorativa ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Na ocasião, o presidente da Udefa e do Comdef Araraquara, César Augusto Ferreira, fez convite ao porta-voz do Instituto IDIOMA SURDO para integrar a entidade ao órgão deliberativo municipal para a representatividade das pessoas surdas e com deficiência auditiva. A conferência municipal será no dia 24 de novembro em local a ser definido.

César Augusto Ferreira, presidente da UFEDA e COMDEF com Théo Bratfisch, porta-voz do Instituto IDIOMA SURDO na pré-conferência municipal das pessoas com deficiência em Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *