Araraquara

Plataforma Municipal pode promover ética em uso de Inteligência Artificial 

Vereador João Clemente (PSDB) sugeriu a criação do dispositivo ao Município


Buscando garantir ética no uso e desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), o vereador João Clemente (PSDB) enviou a Indicação 3225/2023 à Prefeitura, sugerindo estudos e análises acerca da criação da Plataforma Municipal de Boas Práticas para a Inteligência Artificial.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), “a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia de uso geral que tem o potencial de melhorar a vida e o bem-estar das pessoas, contribuir para uma atividade econômica global sustentável e positiva, aumentar a inovação e a produtividade e ajudar a responder aos principais desafios globais”.

Para o parlamentar, “os princípios que poderiam nortear a criação, utilização e melhoria dos sistemas de IA, objetivando a segurança de todos e o incentivo aos mais promissores investimentos no município, seriam, por exemplo, responsabilidade social, econômica e ambiental; privacidade, proteção e honestidade na utilização de dados, inclusão e acessibilidade, respeito à heterogeneidade de seus usuários, perceptibilidade de suas funcionalidades, rastreabilidade e segurança jurídica”.

A utilização de IA traz avanços para muitos setores, como produção, finanças, transporte, saúde e segurança. “Apesar dos benefícios, a aplicação dessa tecnologia deve prezar pelos princípios da ética e da transparência. Por isso, essa plataforma pode orientar boas práticas para o uso de IA”, justificou Clemente.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *