Araraquara

Sessão Solene da Câmara celebra o Dia Municipal do Capelão 

Evento entregou homenagens a capelães e tem objetivo de conscientizar sobre a importância do trabalho religioso voluntário realizado junto à comunidade


Uma Sessão Solene da Câmara Municipal celebrou o Dia Municipal do Capelão, na noite de quarta-feira (21), no Plenário do Legislativo. A data foi instituída por lei municipal de autoria do ex-vereador Pastor Raimundo Bezerra (17ª Legislatura) e tem o objetivo de levar conscientização sobre a importância do trabalho religioso realizado de forma voluntária em instituições sociais na comunidade.

Presidida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), a solenidade teve entrega de diplomas de reconhecimento a capelães que prestam serviços em colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e na comunidade. A capelania não é vinculada a alguma religião específica, podendo agregar pessoas de diversas denominações religiosas.

“O capelão chega em um momento de guerra, de dificuldade, levando a salvação. Um trabalho de grande importância e que tem uma justificativa: a prática do amor por Cristo e pelo próximo, levar a esperança aos aflitos quando eles relatam suas dores e medos aos ouvidos atentos de pessoas dispostas a ajudar. Um trabalho humanitário, de solidariedade”, afirmou Sponton.

Raimundo Bezerra não pôde participar do evento e enviou um vídeo exibido ao público presente. “O capelão é aquela pessoa que arruma um tempo para se dedicar ao próximo. Visita os asilos, presídios, instituições de menores, hospitais. Demonstra esse amor ao próximo através de atitudes. Poderíamos ficar o mês inteiro prestando homenagem a vocês e ainda seria pouco, por aquilo que vocês fazem em prol da sociedade”, disse o ex-parlamentar.

A coordenadora do Núcleo PMs de Cristo de Araraquara e Região, capelã cabo PM Silmara Regina Corrêa Figueiredo, recordou o início da história da capelania. “Ela foi iniciada por volta do ano 1700, quando um determinado rei mandou seu sacerdote ir junto com seus soldados à guerra para prestar a eles um apoio espiritual. Quando a guerra ficava amena e tinha tempos de paz, ele retornava para dar assistência espiritual ao rei”, declarou.

“Esse trabalho não é colocado em mídias, não tem holofotes, porque o capelão chega em um momento em que alguém está guerreando contra uma depressão, contra traumas, planejando um suicídio. O capelão chega com uma palavra de vida e esperança”, complementou Silmara.

O capelão sargento PM José Américo Araújo informou que a capelania da Polícia Militar teve seu início há 31 anos, com a criação dos PMs de Cristo. Na região de Araraquara, o grupo está presente há sete anos. De 19 municípios que integram o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), apenas três não possuem a figura do capelão na PM. “É um papel muito importante. Cada capelão que aqui se encontra deve ser fortalecido pelas orações de cada um de vocês, porque ele necessita também. É um ser humano”, destacou Araújo.

Homenagens 

Foram agraciados com a entrega de diplomas os capelães Rogério Córdoba, Benedito Zacarias de Oliveira, Paulo Roberto Pereira de Souza, José Cláudio Corso e Luís Carlos da Silva, além dos capelães PM sargento José Américo Araújo e cabo Silmara Regina Corrêa Figueiredo.

Aspirantes a capelão que participam de curso de formação e estavam presentes na solenidade também receberam homenagens: Miqueias Daniel Pavanelo e Caio Antônio Alves.

Três capelães utilizaram a palavra em nome dos homenageados. “Temos feito um trabalho tão especial. E o reconhecimento disso preenche nossos corações de tal modo que nos renova a continuarmos motivados”, disse Paulo Souza.

“Gostaria de agradecer, em nome dos colegas capelães, por essa maravilhosa homenagem, que enche nosso coração de ânimo, orgulho e força para seguirmos em frente”, afirmou José Cláudio Corso.

“É uma honra estar aqui nesta noite. Estou ‘estourando’ de alegria. Deus coloca nos nossos corações uma missão. A minha missão é levar a mensagem do Senhor às penitenciárias do estado, à cidade de Araraquara, aos hospitais, às ruas, às favelas do Rio de Janeiro. Vamos continuar com essa obra, que vai crescer a cada dia mais”, relatou Luís Carlos da Silva.

A Sessão Solene do Dia Municipal do Capelão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *