Araraquara

Ponte no Jardim Adalberto Roxo é alvo de fiscalização parlamentar 

Vereador Marchese da Rádio (Patriota) pede relatórios e laudos sobre condições estruturais da ponte à Prefeitura 

ARARAQUARA, E a péssima a situação em que se encontra a ponte

Entendendo como péssima a situação em que se encontra a ponte localizada na Avenida Pablo Picasso, entre as ruas Gilson Marcos de Oliveira e Dalvo Antônio de Souza, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo relatórios e laudos técnicos sobre as condições estruturais da ponte.

O parlamentar alerta para o perigo constante devido à falta de manutenção, principalmente no quesito segurança, como grades de proteção para pedestres e até mesmo veículos que circulam pelo local. “Temos recebido em nosso gabinete a preocupação de munícipes acerca da qualidade e segurança das OAEs (Obras de Arte Especial), ou seja, as estruturas classificadas como pontes, pontilhões, viadutos, túneis e passarelas”, reforça.

Marchese pontua que as OAEs têm a finalidade de transpor obstáculos, tais como avenidas, vales, rios, entre outros. “A responsabilidade pela garantia da integridade de pontes e viadutos é da administração responsável pela malha viária em questão, ou seja, as prefeituras regularmente respondem pelas pontes e viadutos localizados em seu perímetro urbano, e os governos estaduais cuidam das obras em rodovias estaduais”, completa.

O vereador lembra que a vistoria e as condições técnicas para inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto são orientadas pela norma técnica ABNT NBR 9452/2019. “A vistoria deve ser realizada periodicamente, no sentido de avaliar e manter a integridade das estruturas e considerando se tratar de um serviço público imprescindível para a garantia da segurança da população as utiliza”, entende.

No documento, o parlamentar pede um laudo de avaliação sobre a ponte em questão, principalmente no quesito segurança dos munícipes e veículos que circulam pelo local, e pergunta se há previsão de instalação de grade proteção, com que frequência o Executivo realiza análise técnica sobre as condições estruturais das pontes em Araraquara, se é seguido o procedimento orientado pela ABNT NBR 9452/2019 e se os relatórios técnicos subsequentes são publicados em site oficial para facilitar o acesso do cidadão às informações neles contidas.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *